1. Mais de um bilhão de pessoas vivem com algum tipo de deficiência.
Isso corresponde a cerca de 15% da população do mundo. Entre 110-190000000 pessoas têm dificuldades muito significativas no funcionamento. Taxas de deficiência estão a aumentar, devido ao envelhecimento da população eo aumento global em condições crônicas de saúde.
2. Deficiência afeta desproporcionalmente as populações vulneráveis.
Os países pobres têm uma maior prevalência de incapacidade que os países de renda alta. A deficiência é mais comum entre mulheres, idosos e crianças e adultos que são pobres.
3. As pessoas com deficiência, muitas vezes não recebem os cuidados de saúde necessários.
Metade das pessoas com deficiência não podem pagar os cuidados de saúde, comparado a um terço das pessoas sem deficiência. Pessoas com deficiência são mais de duas vezes mais chances de encontrar as habilidades profissionais de saúde "inadequada. As pessoas com deficiência é quatro vezes mais chances de relatar a ser mal tratado e quase três vezes mais chances de ser negado cuidados de saúde.
4. As crianças com deficiência têm menos probabilidade de frequentar a escola do que as crianças não-deficientes.
falhas de conclusão da Educação estão em todos os grupos de idade em todos os ambientes, com o padrão mais acentuado nos países mais pobres. Por exemplo, a diferença entre o percentual de crianças com deficiência e o percentual de crianças não-deficientes irão intervalos da escola primária de 10% na Índia a 60% na Indonésia.
5. Pessoas com deficiência têm maior probabilidade de estar desempregados do que pessoas sem deficiência.
Os dados globais mostram que as taxas de emprego são inferiores aos homens com deficiência (53%) e mulheres com deficiência (20%) do que para os homens não-deficientes (65%) e mulheres não deficientes (30%). Nos países da OCDE, a taxa de emprego das pessoas com deficiência (44%) foi ligeiramente superior a metade disso para as pessoas sem deficiência (75%).
6. Pessoas com deficiência são vulneráveis à pobreza.
Pessoas com deficiência têm piores condições de vida, incluindo a falta de alimentos, habitação precária, falta de acesso à água potável e saneamento, que pessoas não-deficientes. Devido aos custos adicionais, tais como cuidados médicos, dispositivos de assistência ou apoio pessoal, as pessoas com deficiência são geralmente mais pobres do que as pessoas não deficientes com renda semelhante.
7. Reabilitação ajuda a maximizar a independência funcional e de apoio.
Em muitos países os serviços de reabilitação são inadequados. Os dados de quatro países sul Africano revelou que apenas 26-55% das pessoas receberam a reabilitação médica de que necessitam, enquanto que apenas 17-37% receberam dispositivos de assistência que for necessário (por exemplo, cadeiras de rodas, próteses, aparelhos auditivos).
8. As pessoas com deficiência possam viver e participar na comunidade.
Mesmo em países de alta renda, entre 20% e 40% das pessoas com deficiência em geral, não têm suas necessidades atendidas de assistência com atividades diárias. Nos Estados Unidos da América, 70% dos adultos dependem de familiares e amigos para obter assistência com atividades diárias.
9. Desativando barreiras podem ser superadas.
Os governos podem:
- promover o acesso aos serviços de uso corrente;
- investir em programas específicos para pessoas com deficiência;
- adoptar uma estratégia nacional e um plano de ação;
- melhorar a equipe de educação, formação e recrutamento;
- fornecer financiamento adequado;
- aumentar a consciência pública ea compreensão sobre a deficiência;
- reforçar a investigação e recolha de dados e
- assegurar a participação das pessoas com deficiência na implementação de políticas e programas.
10. A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CRPD) promove, protege e garante os direitos humanos para todas as pessoas com deficiência.
Até agora, cerca de 150 países e organizações de integração regional signatários da Convenção, e 100 o ratificaram. A OMS / relatório do Banco Mundial fornece a melhor evidência científica disponível para melhorar a saúde eo bem-estar das pessoas com deficiência, em conformidade com a CDPD.
Fonte: OMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário