quinta-feira, 16 de junho de 2011

Tecnologia Assistiva apoiando a educação inclusiva no Brasil


Os alunos com deficiência, de todos os níveis escolares,  dependem fundamentalmente de recursos e soluções que os apoiem na superação de dificuldades funcionais no ambiente da sala de aula. O aprender e a realização de tarefas na escola, junto com toda a turma, são desafiadores para eles, seus familiares, colegas e professores.
Alguns professores desenvolvem adaptações como: Engrossar o lápis para facilitar a escrita, afixar a folha com uma fita adesiva para que ela não deslize, ou ainda, colocar um assento e um encosto de cadeira que possibilite o uso pleno das mãos. Com isso, eles estão possibilitando soluções a partir do reconhecimento de um universo particular. Assim, a  Tecnologia Assistiva deve ser concebida com a finalidade de solucionar problemas funcionais permitindo a pessoa com deficiência desenvoolver-se  plenamente como seus pares.
A informática é um exemplo disso. Ela mantém  projetos que permitem soluções com a finalidade de responder às necessidades concretas de cada aluno. Os hardwares ou softwares especiais de acessibilidade com simuladores de teclado e de mouse, com varredura que podem ser baixados gratuitamente via Internet, vem revolucionando o ensino de pessoas com deficiência .
Mas, os investimentos em programas de formação dos professores  para a apropriação e o uso de plataformas são ainda bastante tímidos e insuficientes. Essas ferramentas não podem ser somente acessíveis, sendo necessário que os desenvolvedores que vão disponibilizar conteúdos saibam remover barreiras de acessibilidade em relação à diversidade dos usuários. Assim, o uso das tecnologias de informação deve considerar as necessidades de todos os possíveis usuários, inclusive as pessoas com deficiência, os idosos, os usuários de conexão lenta ou com equipamentos de informática antiquados ou modernos.
É um grande desafio para a escola, que tem por missão, assegurar equiparação de oportunidades para todos, respeitando as diferenças, incentivando o desenvolvimento ao máximo do potencial, além de garantir  sua inclusão no grupo.
Para maiores informações sobre o tema, o Instituto de Tecnologia Social ITS Brasil, disponibiliza na página:
A publicação:
A Tecnologia Assistiva nas Escolas recursos Básicos de acessibilidade Sócio-digital para Pessoas com Deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário