O Consuni aprovou a criação da Secretaria de Acessibilidade, que objetiva acelerar o processo de inclusão de cegos, surdos, cadeirantes e pessoas com outros tipos de deficiência na UFC.
A Comissão de Educação Inclusiva (Cein), após mais de sete meses de pesquisas, debates e diagnósticos, entregou documento ao Reitor Jesualdo Farias propondo a criação da Secretaria - UFC Inclui -, que ficará vinculada ao Gabinete do Reitor e cuidará exclusivamente de projetos voltados para esse público.
"Embora muito já tenha sido feito, ainda existe um passivo enorme. O importante é que estamos institucionalizando essa demanda, para que as próximas gestões deem continuidade ao que for feito agora", disse Jesualdo Farias.
Uma das primeiras tarefas da Secretaria será apoiar a elaboração de projetos arquitetônicos que garantam o bom fluxo de pessoas com deficiência nos campi da Universidade.
Construir rampas, ampliar banheiros, instalar sinalização para cegos são atividades que começarão a ser planejadas ainda este ano. "Assim que esses projetos estiverem prontos, começaremos a executá-los. Não é pretensão nossa resolvermos todos os problemas de uma hora para outra, mas um importante passo será dado", garantiu o Reitor.
Além de adaptações físico-arquitetônicas, a Secretaria de Acessibilidade colocará em prática as propostas do Plano de Acessibilidade da UFC, como a criação do cargo de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no quadro de servidores da Instituição, além do desenvolvimento de uma campanha de sensibilização da comunidade universitária sobre o tema.
A Secretaria também promoverá a inserção, nos currículos acadêmicos dos cursos de graduação da UFC, de conteúdos sobre acessibilidade, além de tornar a disciplina de Libras obrigatória nos cursos de licenciatura e optativa para as demais graduações. Também passa a ser meta da UFC o desafio de adequar o atendimento às pessoas com deficiência nos diversos ambientes na Universidade.Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fones: 85 3366 7331 / 3366 7330)
Nenhum comentário:
Postar um comentário