segunda-feira, 25 de julho de 2011

Desenvolvimento e Alfabetização Das Crianças Com Síndrome De Down

INTRODUÇÃO
Pretende-se com esta monografia abordar a deficiência intelectual: Síndrome de Down e suas especificidades. Analisando como foram vistos ao longo da história humana, as características e o desenvolvimento da criança com Síndrome de Down, a escolarização focando as práticas docentes e sua alfabetização
Com tudo, pretende-se responder as seguintes indagações: Como é vista a criança com Síndrome de Down na sociedade atual? Como é desenvolvido o trabalho entorno da criança na rede regular de ensino? Será possível o ensino regular e o não regular caminharem juntos em prol a alfabetização da criança com Síndrome de Down? Como ocorre a inclusão? Quais são os meios para que a adequação escola e saúde sejam satisfatórias? Como é o processo para alfabetização do aluno com Síndrome de Down?
O trabalho tem por objetivo analisar criticamente as relações estabelecidas entre a sociedade e as pessoas com Síndrome de Down, discutindo o processo de alfabetização e mediação pedagógica. É evidente que ainda exista um grande abismo entre o conhecimento e o senso comum, o presente trabalho busca a interpretação correta de conteúdos temáticos e também de nomenclaturas destinadas à deficiência intelectual.
Através de embasamento teórico pode-se perceber um grande avanço nos documentos recentes disponíveis. Isso implica em grandes modificações, tanto na rede regular de ensino como também na não regular, modificações estas que tornasse grandes interrogações na cabeça de muitos professores e de muitas escolas que ainda não estão aptas a receber um aluno com deficiência intelectual que necessita de adaptação, item comum quando pensa-se na diversidade, que deve ser preservada e respeitada.
A Síndrome de Down advém de um acidente genético, ou seja, nenhuma pessoa está livre de passar por um aluno, amigo, parente ou até mesmo um filho. Procura-se evidenciar a possibilidade de manter esta criança em meios sociais, proporcionar formas com que a criança participe de fato... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário