segunda-feira, 25 de julho de 2011

Portal do Tribunal de Justiça do Ceará oferece dispositivos de acessibilidade

O portal do Poder Judiciário estadual teve aumento de 41,93% no número de acessos nos primeiros seis meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2010.
De janeiro a junho de 2011, o endereço eletrônico recebeu 2.419.692 visitantes contra 1.704.812 de igual intervalo do ano passado.
Somente nos últimos trinta dias, o site do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce) foi acessado 460.938 vezes.
O dado representa incremento de 62,52%, quando comparado ao mesmo período de 2010.
A média mensal deste ano é de 403.282.
A estatística não considera o acesso privado de advogados e magistrados ao Serviço de Automação da Justiça (SAJ), sistema digital de tramitação de processos adotado pelo Tribunal.
Segundo Joaquim Oliveira, da Divisão de Tecnologia da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJ/Ce, três fatores foram decisivos para esse aumento. O primeiro foi o trabalho de otimização para o sistema de buscas, deixando o site "mais amigável".
Em segundo lugar veio a usabilidade, ou seja, adoção de recursos que facilitam a navegação. Por fim, a acessibilidade, com dispositivos que permitem acesso a deficientes.
"O Portal da Justiça estadual adota tecnologias que facilitam a navegação. Além disso, oferece o recurso saltar para conteúdo, utilizado por deficientes visuais.
Com isso, a pessoa pode ir direito para a página que contém informações que mudam diariamente.
Quem apresenta nível parcial de cegueira pode utilizar a ferramenta aumentar fonte. Aquelas com deficiência motora podem navegar utilizando o teclado", explica Joaquim Oliveira.
O novo portal está On Line desde fevereiro deste ano e está disponível também para aparelhos móveis com acesso à rede mundial de computadores.

Fonte: TJ/Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário