A Federação, a exemplo de uma APAE, se caracteriza por ser uma sociedade civil, filantrópica, de caráter cultural, assistencial e educacional congregando como filiadas as APAEs do Ceará e outras entidades congêneres, tendo sede em Fortaleza – Ce.
sexta-feira, 29 de abril de 2011
“Um mundo sustentável deve ser necessariamente inclusivo”
Band aborda o dia a dia de pessoas com deficiência
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Inclusão Profissional da Pessoa com Deficiência ganha mais força
Fortaleza em Todos os Sentidos vai às ruas
O vídeo coletivo Fortaleza em Todos os Sentidos, lançado no último dia 12 em comemoração ao aniversário de 285 anos da Cidade, está sendo exibido em espaços públicos da Cidade, desde o dia 15 de abril. Realizado pela Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, o vídeo traz histórias sobre Fortaleza através dos cinco sentidos: tato, olfato, visão audição e paladar.
Fortaleza em Todos os Sentidos será exibido de 26 a 29 de abril nos seguintes lugares:
Dia 26, às 19h
Pracinha da Igreja dos Navegantes - Rua Aprendizes Marinheiros, altura do nº 552, Jacarecanga
Dia 27, às 19h
Cuca Che Guevara - Av. Presidente Castelo Branco, 6417, Barra do Ceará
Dia 28, às 19h
Praça Santo Amaro - Av. Maria Júlia s/n, próximo a igreja do Santo Amaro
Dia 29, às 18h30
Centro Cultural Bom Jardim - Rua 3 corações, 400 - Bom Jardim.
As histórias
O vídeo foi realizado por cinco pessoas que tiveram suas histórias selecionadas:
“Cheiro da Cidade”, de Israel Castelo Branco Bento
“Terra do Sol”, de Dayse Beatriz Barreto de Oliveira
“Riozinho”, de Roger Quentin Pires
“Fortaleza Além dos Sentidos”, de Alexandre Alves da Silva,
“Feira dos Abraços”, de Geovana Correa Nunes
Serviço
Fonte: Vila das Artes
UFC realiza debate sobre acessibilidade
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Até o fim de 2012 O segmento da pessoa com deficiência tem mais uma conquista
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Bicca é a primeira pessoa com síndrome de down a finalizar um curso técnico profissionalizante no Brasil.
Revista Diversidades Nº 31: "Vidas Profundas".
Movimento "Essa vaga não é sua" ganha vídeo
O uso indevido de vagas destinadas a pessoas com deficiência em estacionamentos de estabelecimentos – que resultou no lançamento da campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto” em meados de março deste ano – é o foco do vídeo que a agência TheGetz colocou no ar neste fim de semana nas redes sociais.
Como a principal desculpa para a ocupação de vagas exclusivas para deficientes e idosos é sempre a do pouco tempo de permanência no estabelecimento, o “apenas um minuto”, a TheGetz colocou cadeiras de rodas em vagas normais e registrou a reação das pessoas em um estacionamento de Curitiba. O resultado é o vídeo que pode ser visualizado nas páginas da campanha no Facebook, Twitter, Youtube e Vimeo. O filme também pode ser acessado pelo blog do movimento.
O movimento
Concebido para circular nas redes sociais, o movimento “Essa vaga não é sua nem por um minuto” foi uma iniciativa de mobilização da TheGetz para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de respeito às vagas de estacionamento para pessoas com deficiência depois de um episódio de desrespeito a uma deficiente em um estacionamento de supermercado em Curitiba. Em pouco mais de um mês, o movimento ganhou mais de mil adeptos no Facebook e se propaga por outras mídias online. O selo do movimento também ganhou pontos fixos na capital paranaense.
Segundo o diretor institucional da TheGetz, o propósito da campanha, além de mobilizar pessoas para esta causa, é provocar ações efetivas por parte dos governantes. “Com o movimento, o que se pretende é ampliar a visibilidade para a necessidade do respeito à figura do deficiente, que em nada se diferencia, em direitos e deveres, das pessoas tidas como normais. Para isso, o apoio das esferas políticas é fundamental para que causas como essas possam ser vistas e ampliadas”, completa.
Veja o vídeo:Fonte: http://www.adnews.com.br/publicidade/114592.html
FOI CRIADAO NA APAE DE SOBRAL O GRUPO DE ORIENTAÇÃO DE PAIS
Foi criado atualmente na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE – Sobral um grupo de orientação de pais de crianças, adolescentes e adultos que frequentam a Instituição. O objetivo do Projeto é criar um espaço Social, onde ocorra a discussão de temas na vivência parental recorrentes, promovendo novas possibilidades na relação entre pais e filhos.
Além disso, surge a necessidade de se construir e elaborar estratégias de resolução frente as dificuldades vivenciadas.Os encontros que acontecem semanalmente às 3as. Feiras , são dirigidas pela Psicóloga da instituição Ancila Cisne, e por 02 acadêmicas do curso de Psicologia da UFC- Campus Sobral, Myrla e Suyane.
Contamos ainda com o apoio da Assistente Social- Ya Mendes e acadêmicas do curso de Serviço Social. É importante ressaltar que procuramos através das dinâmicas de sensibilização, propiciar as trocas de experiências vividas pelos pais participantes.
Esse projeto é mais um avanço para a busca de alternativas, planejamento e capacitação dos agentes envolvidos.
PARABÉNS À EQUIPE DE PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NESSA NOVA INICIATIVA, POIS A FAMÍLIA É FUNDAMENTAL, É O ALICERCE QUE FORTALECE TODO O TRABALHO REALIZADO NA APAE SOBRAL.
Fonte: sobral.apaebrasil
Projeto Inclusão Social da Pessoa com Deficiência no município de Acopiara é destaque Estadual
terça-feira, 19 de abril de 2011
Para especialista, falta adequar escola e capacitar professor
MANIFESTO DA ONCB CONTRA PROPOSTA DO MEC PARA EXTINÇÃO DO IBC E DO INES
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Atleta supera a pobreza e a deficiência para representar o Brasil na Special Olympics
‘Criança inclui; são os adultos que discriminam’ Mãe de criança com paralisia cerebral conta a saga para matricular a filha em escola pública
No ano seguinte, 2009, Natasha estudou em uma escola particular. Havia rampas e cuidadores, mas a inclusão parava por aí. “Minha filha terminou o ano sem fazer uma prova. Achavam que cadeirante não pensa.”
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Começa a 10ª Reatech: a mais importante feira voltada às pessoas com deficiência
A Reatech é o terceiro maior evento mundial voltado às pessoas com deficiência e apresenta novas tecnologias e lançamentos de produtos, equipamentos e serviços. Até 2010, a feira ocupava apenas um pavilhão, mas com o número de visitantes chegando aos 40 mil, o espaço foi ampliado.
Durante a cerimônia de abertura, a Secretária Doutora Linamara Rizzo Battistella ressaltou a importância das mulheres no setor, "as mulheres ajudam a formar a sociedade, seja no parlamento ou as mães que levam os filhos à reabilitação. Nós mulheres agora temos um próximo desafio que é conquistar todos os espaços, de consumo, de prestação de serviço e não é apenas para garantir às pessoas com deficiência, é para garantir para todos uma sociedade mais justa, para que toda a população possa usufruir de serviços de mais qualidade".
A Secretária destacou, ainda, a seriedade sobre o tema "acessibilidade" em feiras como a Reatech. "Essa feira representa um passo adiante em direção a criação de uma sociedade plena e justa. Nós queremos que essa feira continue sendo um marco indiscutível na questão da inclusão. E queremos ir mais além, queremos que todas as feiras coordenadas pela Cipa garantam acessibilidade plena a esse mercado de 29 milhões de pessoas com deficiência".
O Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário, fez um anúncio na abertura da Reatech. "Eu gosto de dar notícias boas. Queria anunciar que uma lei assinada em São Paulo promoverá o maior censo do Brasil. Nós faremos um censo para sabermos onde estão as pessoas com deficiência e como elas estão, para de uma maneira mais ágil e mais eficaz, fazermos um trabalho com maior utilidade, maior eficiência, nessa cidade que ainda tem muito a fazer", destacou.
Na abertura da feira, o diretor José Roberto Sevieri anunciou que nos próximos anos a Reatech terá suas versões internacionais: Milão em 2012 e China, Índia e Rússia em 2013. Maria Luiza Sevieri, diretora de eventos do Grupo Cipa, destacou que "nesses 10 anos, a Reatech ainda não alcançou sua maioridade, mas está cada vez mais madura, abraçando a cada ano uma nova causa dentro do grupo das pessoas com deficiência, e esse ano será a Sindrome de Down".
HISTÓRIA DA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE AOS CEGOS
Além dessa campanha, outras novidades estam nessa 10ª Edição. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência apresenta o Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência - versão Itinerante. O Memorial da Inclusão é o maior e mais completo acervo fotográfico e informativo sobre pessoas com deficiência da América Latina.
Com um transmissor no stand da secretaria, o usuário com deficiência visual poderá direcionar-se pelo piso tátil, portando um audioguia e um fone de ouvido, que emitirá o nome do stand. Se tiver interesse em mais informações sobre determinado stand ou produto poderá ouvir mais detalhes pré-gravados. Se quiser conversar com algum representante, haverá na frente de cada stand uma indicação tátil direcionada à recepção. O propósito é apresentar recurso de acessibilidade que permita que organizadores e administradores de outros locais e eventos, como feiras, shoppings centers, hotéis e supermercados, possam dar autonomia às pessoas cegas em locais de visitação e exposição.
Outro grande diferencial são as palestras e seminários sobre diversos temas relacionados à pessoa com deficiência, como o seminário de Tecnologias de Reabilitação e Inclusão (Reasem) que trará palestras sobre hidroterapia ocupacional, manobras terapêuticas para alívio da dor e acupuntura na paralisia cerebral e o seminário "Sexualidade na vida da pessoa com deficiência", com debates sobre maternidade, paternidade, reprodução assistida, direitos sexuais e reprodutivos, entre outros.
Além dos expositores e das palestras, há também um palco onde acontecem shows, desfiles e apresentações culturais. Para os esportistas, esse ano terá uma rampa em formato de U, para pessoas com cadeira de rodas possam experimentar a manobra half pipe, muito usadas por skatistas.
Data:
- 14 e 15 de abril de 2011: das 13h às 21h
- 16 e 17 de abril de 2011: das 10h às 19h
Visitação Gratuita
Local:
Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - São Paulo - SP
Transporte Gratuito na Estação do Metrô Jabaquara
Saída das Vans na Rua Nelson Fernandes, 400
Estande da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Rua 500 - Governo de São Paulo.
Programação completa: http://www.reatech.tmp.br/
Prefeitura de São Paulo vai fazer censo de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida
Marcos Belizário, titular da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, responsável pela implantação do projeto, acredita que os resultados serão importantes para aperfeiçoar as políticas públicas para este segmento da população, inclusive direcionando melhor a oferta de serviços.
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Fórum apresenta propostas para estudantes com deficiência intelectual
Rede de supermercados abre 50 vagas para deficientes
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Filme australiano sobre sexualidade de jovens com Sindrome de Down
O vídeo foi dividido em duas partes e tem aproximadamente 20 minutos de duração.
Quando Lena, uma jovem de 15 anos com Síndrome de Down, rouba um livro de sexo de uma biblioteca móvel, a mãe a obriga a devolver, em um espetáculo vergonhoso que só reforça o desejo irreprimível de rebeldia de sua filha.
ASSISTA AQUI
Fonte:deficienteciente
Fórum discute inclusão de estudantes com deficiência intelectual
terça-feira, 12 de abril de 2011
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Deficientes testam cinco modelos de carros adaptados
João Brito/Folhapress | ||||
Da esq. para dir., Leonardo Pinheiro (EcoSport), Diego Madeira (Siena), Márcia Bueno (Gol), Thiago Cenjor (Livina) e Cleonice Faria (City) |
João Brito/Folhapress |
Thiago Cenjor tem de abaixar para pôr a cadeirano EcoSport, que é alto |