segunda-feira, 30 de agosto de 2010

NOTA DE FALECIMENTO

A Federação das APAEs do Ceará, com muita tristeza, comunica que faleceu ontem, dia 29 de agosto, o Sr. Jorge Habib, pai da Ex Presidente da FEAPAEs/CE Sra. Pauline Carol Habib Moura.
Neste momento de dor, clamamos pela providência divina para reconfortar seus amigos e familiares.
Rogamos a Deus, todo poderoso, que à Sra. Pauline Carol, ofereça paz, conforto espiritual e para sua família ofereça o amparo necessário.
Registramos aqui os sinceros sentimentos da família apaeana do Ceará.
A todos os entes queridos  nosso abraço de solidariedade.

Contaro: Sra. Pauline Carol Habib Moura
E-mail: paulinecarol@hotmail.com
Fone: (85) 3261.2222
Rua Silva Paulet, 769, Sala 303 - Meireles - CEP: 60.120.020 - Fortaleza/CE


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

"SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM BELA CRUZ, CEARÁ BRASIL".





PREFEITURA MUNICIPAL DE BELA CRUZ, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NÚCLEO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO (Maria Neuma de Vasconcelos Carvalho), juntamente com todas as Escolas, Municipais, Estaduais e Particulares, realizaram uma caminhada pelas ruas principais da Cidade, saindo da Escola de Ensino Infantil Monsenhor Odécio Loiola Sampaio até o pátio da Igreja Matriz, conduzindo faixas, em comemoração da “SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA”.
No final da Caminhada o PsIcólogo DAVI SARAIVA, representando os profissionais do NÚCLEO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO – NAPE, que tem como Diretora – SANDRA FREITAS, Coordenadora – LUCIETE ARAUJO, Assistente Social – GERARDA SELMA, Fonoaudióloga – SALETE SILVEIRA, relatou o seguinte:
Com a fundação do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado – NAPE, Bela Cruz promoveu um enorme salto em direção à inclusão social.
Fundado em outubro de 2003, o Núcleo atende crianças e adolescentes de todo o município e cidades vizinhas que apresentam algum tipo de deficiência ou necessidade educacional especial.
Contando com uma equipe composta por: PSICÓLOGO, ASSISTENTE SOCIAL, FONAUDIÓLOGO, TERAPEUTA OCUPACIONAL, PEDAGOGOS E COORDEN AÇÃO, juntos buscam promover a inclusão educacional e social em Bela Cruz.
Desde o dia 21/08/2010 até o dia 28/08/2010, que está sendo comemorada a Semana da Pessoa com Deficiência, onde se busca apresentar para a sociedade, que um mundo melhor.
Nesta Semana conta-se com o interesse da sociedade civil, para que a luta pelos DIREITOS das pessoas com deficiência possa mudar uma realidade que ainda é de exclusão.
Nesta data contamos com o apoio da Prefeitura Municipal de Bela Cruz que tem como gestor – DANIEL ADRIANO PINTO e da Secretaria de Educação, na pessoa da Secretária MARIA DAS GRAÇAS ADRIANO VASCONCELOS, tendo-se como parceiros o Grupo PCD do CRAS, a APAE local, as Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, que lutando juntos possamos derrubar as barreiras ainda existentes e tornar nossa cidade um lugar de pessoas esclarecidas e interessadas pela melhoria de vida de todos.
Parabéns pela Semana da Pessoa com Deficiência, é o que deseja o NAPE a todos os belacruzenses.
A Caminhada esteve sempre organizada pelos professores (as), tendo a frente os batedores motorizados dos Agentes de Cidadania, comandados pelo Sub-Comandante – GUITON CARVALHO, onde todos fizeram uma trabalho excelente, liberando as ruas do trânsito, mantendo a segurança de todos que faziam parte de tão lindo movimento. Parabéns a todos os Agentes de Cidadania que participaram do evento. Também esteve participando da caminhada o Comandante dos Agentes de Cidadania – Abelardo Morais.
Fonte e foto: edilsoncarvalhedo@hotmail.com Assessor Municipal de Comunicação 

Senado promove mostra de arte na Semana Nacional da Acessibilidade


[Foto: ]
A mostra Arte Superando Barreiras, um dos eventos da Semana de Acessibilidade do Senado Inclusivo, traz a artista plástica mineira Kátia Santana acompanhada ao violão pelo violonista Evaldo Leoni. Kátia tem paralisia cerebral e Evaldo é deficiente visual.
- Quando pinto tenho a sensação de liberdade. É como se estivesse livre da cadeira - disse a artista.
A mostra estará aberta ao público desta terça-feira (24) até sexta-feira (27) no Salão Branco do Congresso Nacional, mais conhecido como Chapelaria. Na quarta (25), a artista também pintará um quadro diante do público às 15h.
[Semana do Excepcional - mostra de quadro da artista plástica Kátia Santana, que sofre de paralisia cerebral. A mostra faz parte do projeto Arte Superando Barreiras, celebrada anualmente em todo o país. (Foto: Jonas Pereira)]
Kátia, hoje com 29 anos, é aluna da artista plástica, psicóloga e cantora Ivana Andrés desde os 22. O projeto, que já passou por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e por Nova Lima (MG), encerra a turnê em Brasília. Conforme descreve Ivana, "a sensibilidade artística está nos olhos", e Kátia busca inspiração no seu próprio imaginário para pintar, utilizando o lado direito do cérebro, como propõe a autora americana Betty Edwards.
- Nós deficientes temos que invadir o mundo. Ficar em casa não é a solução - afirmou Kátia sobre a visibilidade que esse tipo de projeto proporciona à pessoa com deficiência.
Ela é acompanhada em sua performance pelo violonista e portador de deficiência visual Evaldo Leoni.
- A posição do deficiente hoje está muito melhor que no passado. É preciso saber aproveitar esses espaços, mas é sempre uma batalha a ser vencida - opinou, sobre a possibilidade de ampliação da inclusão social do deficiente.
Evaldo Leoni acredita que a escola tem ajudado muito nesse sentido, porém alertou para a necessidade de capacitação dos profissionais da educação para trabalharem com as pessoas com deficiência.
A mostra, conforme informou a curadora, Ivana Andrés foi financiada pela Lei Rouanet de incentivo à cultura e tem a produção executiva de Simone Senra. Participaram da abertura alunos da Faculdade de Artes Dulcina de Morais e do Centro de Ensino Médio do Riacho Fundo.
A coordenadora do Programa Senado Inclusivo, Mônica Freitas salientou a importância de promover eventos que se utilizam de atividades lúdicas para promover a inclusão social das pessoas com deficiência possibilitando a elas exercerem a sua cidadania. O diretor geral do Senado, Haroldo Tajra também compareceu ao evento, representando o presidente José Sarney e o 1º secretário, Heráclito Fortes.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Autogestão e Autodefensoria: buscando caminhos para ser e conviver

Até o próximo sábado (28), as Apaes de todo o Brasil realizam a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.  Com o tema “Oportunidade: um sopro para ir além”, a idéia é chamar atenção para o fato de que pessoas com deficiência intelectual estão trabalhando para conquistar sua independência.

Veja a programação completa de Fortaleza e Interior do Estado.

Lição de vida: aluno da Apae de Juazeiro do Norte supera deficiência ao desenvolver dom artístico










Um aluno da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), do município de Juazeiro do Norte (Região do Cariri), supera deficiência desenvolvendo dom artístico. Juarez Soares está se formando em artista plástico, além de tocar flauta. Ao longo de mais de dez anos, ele já confeccionou centenas de quadros.
Suas pinturas o levaram, em algumas situações, a ser instrutor de curso. Atualmente, foi convidado para ilustrar um livro com suas tintas.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Rio sedia I Encontro Brasileiro de Juventude pela Acessibilidade

RIO DE JANEIRO (Agência Rio) - Durante três dias, 50 jovens de todas as regiões do país estarão reunidos no Rio de Janeiro para o I Encontro Brasileiro de Juventude pela Acessibilidade. Uma realização da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, com o apoio da Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o evento acontece entre os dias 31 e agosto e 02 de setembro, no Hotel Novo Mundo, no Flamengo.
Jovens de 18 a 29 anos participarão de uma ampla programação que inclui debates, oficinas e dinâmicas de grupo. Há jovens médicos, enfermeiros, biólogos, estudantes do ensino médio, professores, psicólogos, cientistas sociais, artistas, por exemplo, que se reunirão por mais de 48 horas para uma formação em direitos humanos e acessibilidade. Muitos desses jovens atuam diretamente em políticas públicas em conselhos municipais, estaduais e municipais em seus territórios.
O Encontro acontece em um momento histórico importante: no último dia 7 de julho, foi aprovada no Senado a Proposta de Emenda Constitucional 42/2008, mais conhecida como PEC da Juventude, que insere o termo juventude no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal, mudança que aponta para o avanço das políticas públicas existentes, que passam ao patamar de política de Estado. Com a alteração, o capítulo VII do título VIII da Constituição, passará a se chamar “Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso”.
O objetivo principal do encontro é formar agentes de promoção da acessibilidade entre as lideranças da juventude brasileira. Do total de participantes, 20% possuem algum tipo de deficiência física, intelectual ou sensorial.
O encontro abordará os diversos tipos de acessibilidade, com depoimentos e histórias de vida e vai tratar, ainda, dos aspectos legais que sustentam cada discussão: tratados internacionais que no Brasil tem valor constitucional, como a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU.

Síndrome de Down no ensino médio: A inclusão se faz presente

Conheça a história de Bruno, um jovem com síndrome de Down que desafiou o limite do preconceito e estuda no Ensino Médio de uma escola regular.
Acesse aqui e confira!

Brasil dará assistência ao Haiti na área de pessoas com deficiência

Chega ao Brasil uma delegação do governo do Haiti, que vem conhecer as políticas de direitos humanos e de saúde do governo brasileiro, com foco nos temas relativos à pessoa com deficiência.
A missão é liderada pelo secretário haitiano para a Integração das Pessoas com Deficiência, Archange Michel Pean, e será acompanhada por representantes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
O diálogo começou em abril, no Haiti, pela missão brasileira. Nesta segunda-feira (23), eles estarão em Goiânia, que aderiu ao Projeto Cidades Acessíveis a Direitos Humanos. Terça (24), o grupo chega a Brasília. 

Financeira Itaú e Hipercard contratam 300 pessoas com deficiência para trabalharem como operadores de vendaFinanceira Itaú e Hipercard contratam 300 pessoas com deficiência para trabalharem como operadores de venda

Com salário de R$ 550, vagas são para profissionais com ensino fundamental completo, para as regiões centro-oeste, nordeste e sudeste do Brasil. A Financeira Itaú CDB e a rede de cartões Hipercard estão selecionando 300 pessoas com deficiência para atuarem como operadores de vendas nas regiões centro-oeste, nordeste e sudeste do País. A seleção está sendo realizada pela Plura – Consultoria e Inclusão Social (http://www.plura.com.br). Para concorrer às vagas os interessados devem possuir o ensino fundamental completo e se cadastrar pelos telefones: 0800 725 1725 (ligações de fixo) e 11 3206-4455 (demais ligações) ou pelo e-mail: cadastro@plura.com.br, que deve conter os dados pessoais e telefone, para a Plura entrar em contato e finalizar o cadastro. O assunto do e-mail deve ser COLIGADAS.
O salário será de R$ 550, mais benefícios. Os dias de trabalho serão de segunda-feira aos sábados e dois domingos por mês, com carga horária de oito horas (segunda à sexta-feira) e seis horas (sábado e domingo). Entre os estados com vagas abertas, estão Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais (veja abaixo lista completa). 

As cidades com vagas abertas são:
 
CENTRO-OESTE
Distrito Federal → Brasília, Ceilândia, Gama e Sobradinho;
Goiás → Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aparecida de Goiás, Formosa, Goiânia, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Planaltina de Goiás, Rio Verde e Val Paraíso de Goiás;
Mato Grosso → Cuiabá, Joaquim Murtinho, Rondonópolis e Várzea Grande;
Mato Grosso do Sul → Campo Grande;
Tocantins → Palmas

NORDESTE
Alagoas Maceió
Bahia Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetite, Camaçari, Candeias, Conceição do Coite, Crus das Almas, Dias D’Avila, Eunapolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilheus, Irece, Itaberaba, Itabuna, Itamaraju, Itapetinga, Jacobina, Jaguaquara, Jequie, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Poções, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antonio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.
Ceará Caucaia, Fortaleza e Papicu
Paraíba → João Pessoa
Pernambuco → Caruaru e Recife
Rio Grande do Norte → Natal
Sergipe → Aracajú

SUDESTE
Minas Gerais → Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Curvelo, Divinópolis, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Ituiutaba, João Monlevade, Juiz de Fora, Lavras, Manhuaçú, Montes Claros, Nova Lima, Pará de Minas, Passos, Pedro Leopoldo, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Santa Luzia, São João Del Rei, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Ubá, Uberaba, Uberlândia e Varginha. 

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Aprovada proposta que garante escola para jovens com deficiência mental

Uma boa notícia para estudantes com deficiência mental ou intelectual: foi aprovada hoje (17/08), na comissão especial, a proposta que garante a eles o direito de continuar estudando mesmo depois de completar 18 anos.

Apae de Limoeiro recebe doação

Clique para Ampliar
Limoeiro do Norte. Esporte bastante aventureiro, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social. Enquanto faziam os motores roncarem, os 90 pilotos que participaram do II Rali Enduro Limão, em Limoeiro, sentiam outra emoção: apoiar a causa da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Limoeiro (Apae). Foram doados alimentos não perecíveis para a instituição que é referência no Vale do Jaguaribe.

Com mais de 90 pilotos do Ceará e do Rio Grande do Norte, o evento representou também a terceira etapa do Campeonato Cearense de Motociclismo. Um mês após o evento, a nova emoção foi visitar as instalações da Apae de Limoeiro, para entrega de caixas com quilos de alimentos e latas de leite em pó. A entrega foi feita pelo organizador do evento, Harley Araújo, e o representante dos pilotos, Marcelo Becker, ao diretor da Apae, Carlos Alberto Damiano, junto com os alunos presentes, suas professoras e voluntários.

"Espero na próxima edição do Enduro do Limão poder contar ainda mais com a colaboração de todos envolvidos direta e indiretamente por essa causa tão nobre que é poder ajudar uma instituição como a Apae. Só estando aqui pra ver o tamanho desse projeto que depende apenas que cada um faça sua parte. Um pequeno gesto se torna grande para essas crianças, e mais satisfeito ainda ficamos com o pagamento que recebemos: o sorriso de cada uma delas. Não tem nada mais gratificante do que isso", afirma Harley Araújo. Atualmente, a Apae atende a 64 alunos.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Comissão pode votar nesta terça-feira PEC da educação especial

BRASÍLIA - A Comissão Especial da Educação Especializada para Deficientes, que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)347/09, se reúne hoje, às 15 horas, para discutir e votar o parecer do relator, deputado Paulo Delgado (PT-MG). A PEC, de autoria deputada Rita Camata (PSDB-ES), pretende impedir que as escolas recusem estudantes com deficiência maiores de 18 anos.
Paulo Delgado recomenda a aprovação da matéria para evitar situações de exclusão permitidas por regulamentação infraconstitucional, ainda que a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - 9.394/96) resguardem o direito da pessoa com deficiência à educação regular, não estabelecendo limites de idade.
No entanto, um conceito chamado "terminalidade específica", previsto na LDB e regulamentado em resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), faculta às escolas o não atendimento a jovens com deficiência que não concluíram os estudos na idade apropriada, ou seja, até os 17 anos. Para tanto, basta que as instituições de ensino certifiquem os alunos com detalhamento das competências desenvolvidas até aquele momento. Os jovens podem, então, matricular-se na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
"Na prática, ocorre que os sistemas praticamente forçam os alunos maiores de 18 anos a ingressarem na EJA sob a alegação de que, como a Constituição Federal estabelece que a educação básica gratuita é obrigatória dos 4 aos 17 anos de idade, a prioridade de vagas na escola regular é para este público, devendo o aluno que completar 18 anos ter seu atendimento na EJA", explica o relator.
Segundo Paulo Delgado, ao interpretar a LDB no tocante à terminalidade específica, o CNE estendeu às instituições de ensino uma prerrogativa do aluno com deficiência ou de seus responsáveis legais, passando elas a ter o poder de decidir.
O relator apresentou substitutivo à PEC 347/09 para substituir a expressão "portadores de deficiência" do texto original por "pessoas com deficiência", consagrada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A outra alteração sugerida determina que os alunos com deficiência sejam atendidos em condições e horários adequados às suas necessidades. "Uma das queixas mais freqüentes é a de que os alunos com deficiência, principalmente aqueles encaminhados à EJA, são atendidos em escolas distantes ou não adaptadas, dificultando seu deslocamento, e em horários desfavoráveis ou incompatíveis com as demais atividades", explica Paulo Delgado.
Paralelamente à relatoria da PEC 347/09, o deputado Paulo Delgado apresentou à Câmara o Projeto de Decreto Legislativo 2829/10, que susta a norma que permite às escolas emitir o certificado de terminalidade específica do ensino fundamental sem autorização dos responsáveis dos alunos com deficiência.
A reunião da comissão especial será realizada no plenário 4. Após a análise da comissão, a PEC será votada pelo Plenário da Câmara.

Fonte: O GLOBO

Você e a pessoa com deficiência

Nem sempre as pessoas com deficiência precisam de ajuda, mas como qualquer ser humano é possível que um dia você precise saber como agir em relação a elas. Se o objetivo é ajudar atente-se as dicas, na dúvida pergunte à pessoa como proceder:
-         Nunca se apóie na cadeira de rodas, ela é como uma extensão do corpo da pessoa. Se quiser empurrar, deixa que a pessoa explique como você deve proceder;
-         Não tenha receio em dizer palavras como correr e caminhar. Todos usam essas palavras;
-         Para descer rampas e degraus use a ‘marcha ré’, assim não se perde o equilíbrio;
-        Pessoas com deficiência mental costumam ser carinhosas e atenciosas, sempre as cumprimente;
-        Nunca utilize palavras como ‘bobinho’, ‘doentinho’. A deficiência mental não é uma doença, é a consequência;
-         Trate sempre a pessoa com deficiência mental conforme sua idade, se é criança como criança, se é adulto como adulto;
-         A pessoa com paralisia cerebral é sensível e inteligente, reconhece que é diferente dos outros;
-         Se não entender o que a pessoa com paralisia cerebral falar, peça para ela repetir;
-         Quando for se comunicar com uma pessoa com deficiência auditiva, não é preciso gritar, apenas fale olhando para ela e deixe que veja sua boca;
-         Seja expressivo ao falar com os surdos, se tiver um intérprete fale diretamente com a pessoa surda e não com o interprete;
-         Se observar que um deficiente visual está precisando de ajuda, primeiro, se identifique e pergunte como quer ser ajudado;
-         Não agarre um cego pelo braço. Ofereça o antebraço para que ele segure;
Não tenha vergonha, se não souber como orientá-lo, pergunte o que pode fazer.

 Fonte: O Diário da Educação

Jovens com deficiência e sem escola

O Ministério do Desenvolvimento Social realizou um estudo com 190 mil famílias que possuem criança ou adolescente com deficiência intelectual ou física e recebem o Benefício de Prestação Continuada que corresponde a R$ 127,50 mensais. A conclusão da pesquisa foi que  53% dos pais não matriculam os filhos na escola por acreditarem que eles não vão aprender. Segundo os responsáveis pelo pagamento do benefício esse não é um caso simples de preconceito, mas um retrato do pensamento da sociedade sobre o assunto e a tomada de decisão de famílias que desconhecem seus direitos.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PROGRAMA DE INCLUSÃO LABORAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


A EMPRESA AÇO CEARENSE INDUSTRIAL LTDA, NA PRIMEIRA ETAPA DO PROGRAMA DE INCLUSÃO LABORAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM O NÚCLEO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO SESI CEARÁ E COM APOIO DO IDEIAS DO BRASIL, ABRE PROCESSO DE SELEÇÃO DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA PARA O PREENCIMENTO DE 50 VAGAS, NOS SETORES ADMINISTRATIVOS E DE PRODUÇÃO.

OS CANDIDATOS DEVEM TER IDADE A PARTIR DE 16 ANOS (LEMBRANDO QUE PARA ESSE TIPO DE CONTRATAÇÃO NÃO HÁ LIMITE DE IDADE). OS SELECIONADOS, INICIALMENTE, RECEBERÃO TREINAMENTO PELO SENAI.
OS INTERESSADOS DEVERÃO ENVIAR O CURRÍCULO PARA O E-MAIL
 
Visitem o site e cadastrem-se, tornem-se sócios gratuitamente e usufruam das notícias, oportunidades de qualificação e ofertas de emprego para PcDs:
 
WWW.ideiasdobrasil.org.br

Portadora de Síndrome de Down com Maior Idade do Brasil é natural do Ceará

O RankBrasil certificou Maria de Nazaré Firmeza de Souza de 67 anos pelo recorde de “Portadora de Síndrome de Down com Maior Idade do Brasil”.

Maria de Nazaré, conhecida carinhosamente por Teté, reside na cidade de Fortaleza – CE com uma grande e feliz família.

Teté nasceu no interior do Ceará, na cidade do Crato no ano de 1943, teve uma infância feliz cercada por uma família bem estruturada e unida. Sua trissomia só foi identificada com dois anos de idade quando sua família mudou para Fortaleza.

Teté freqüentou um colégio tradicional convivendo com todas as crianças, mas teve suas condições de aprendizado resumidas, durante muitos anos desempenhou com independência suas necessidades de alimentação, higiene e cuidados pessoais e há pouco tempo passou a ser dependente em alguns cuidados, apesar de continuar muito ativa e com muita saúde.

Em sua fase adulta freqüentou durante muitos anos escolas especiais como a APAE e hoje freqüenta o Espaço Terapêutico – Escola de Educação Especial onde se sente realizada e demonstra muita felicidade, fazendo sempre muitas amizades e se relacionando muito bem com todos.

Para os irmãos de Teté sempre foi importante normalizar a vida dela para integrá-la a sociedade, “nossa família sempre deu a ela a mesma educação dispensada aos demais filhos. Quando mais nova viajou muito junto com a família e hoje passa seus finais de semana na Praia das Fontes, município de Beberibe, onde temos uma casa”, conta a sobrinha Suzana.

O dia a dia de Teté é bem programado, freqüenta a escola três vezes por semana, tem uma sessão semanal com Terapeuta Ocupacional, duas sessões semanais com Fisioterapeuta, frequenta a Igreja Católica todos os domingos. A saúde do seu corpo é excelente, sem cardiopatia, mas esse ano começou a desenvolver o mal de Alzheimer. Toda a semana, geralmente aos domingos, recebe os irmãos e sobrinhos para um lanche em seu apartamento, como uma forma de alimentar a convivência familiar.

A recordista adora comer e dançar e é muito comunicativa, mas hoje já apresenta limitações para se expressar em função da dificuldade com a fala, “Teté se desenvolveu com normalidade venceu todas as etapas, da puberdade até a menopausa, com muita tranqüilidade e nas épocas normais, sem apresentar distúrbios característicos dessas fases. Ela está sempre presente em todos os eventos da família, e tem vivido de forma plena, dentro de suas possibilidades” declara Suzana.

A convivência com os portadores de SD é uma graça divina, por tudo que eles representam. São pessoas extremamente afetuosas, alegres, comunicativas e que, se deixadas florescer em sua plenitude, promovem alegria e amor em seu entorno. “A pessoa com Síndrome de Down é um benefício para todos porque aponta e promove valores que fazem a sociedade mais digna de chamar-se humana. Sua exclusão será o nosso fracasso”, declara a família.

Fonte: RankBrasil

Down ganhará as telas de cinema

Está em fase de produção um dos filmes de maior impacto emocional já produzidos no Brasil. Trata-se do longa Cromossomo 21, onde o tema central é o relacionamento amoroso entre dois jovens adolescentes, sendo que a atriz principal é portadora da Síndrome de Down, enquanto o rapaz não.
Desde que começou a ser produzido, o filme já vem atraindo a atenção de muitas pessoas, tanto daquelas que têm ligação com portadores da Síndrome, quando de especialistas no assunto e também pessoas ligadas à acessibilidade.
Uma das pessoas que vem participando ativamente dos debates em torno do assunto que será tratado no filme é a professora e psicomotricista Débora de Souza Cordella, da cidade de Vacaria no Rio Grande do Sul.
Além de discutir o tema, a professora está diretamente inserida no contexto do filme, uma vez que terá participação juntamente com sua filha Rhaíssa, portadora de Down.
Em recente entrevista publicada no site do (www.cromossomo21.com.br), a professora Débora discorre sobre as potencialidades e possibilidades de sua filha, afirmando que sentimentalmente os portadores possuem uma sensibilidade muito mais apurada do que as pessoas ditas ‘normais’.
“Acredito que pode acontecer sim [o relacionamento entre um portador de down e outra pessoa], mas com certeza enfrentarão muitos preconceitos.Conheço muitos casais de namorados, noivos, os dois com síndrome de down, casais um com síndrome e outro não, são raros. Os jovens com síndrome de down são carinhosos, afetivos, puros, sem malícia e como qualquer outro adolescente, quer namorar e quem sabe casar. São verdadeiros e expressam seus sentimentos.
A maneira de conduzir essas emoções, esses sentimentos é um impasse para pais, escola,profissionais e sociedade. Ppodemos ajudar conversando, explicando, informando. Tenho certeza que o Filme Cromossomo 21 ajudará também a mudar esse olhar”.

5ª Semana de Inclusão Educacional do Senac São Paulo

De 16 a 20/8, o Senac São Paulo promove a 5ª Semana de Inclusão Educacional: Diálogo, Compreensão e Ação. Nesta edição, palestrantes como a vereadora Mara Gabrilli, o atleta paraolímpico Antonio Augusto Ferreira Junior, o diretor Leonardo Cortez, e a socióloga Marta Gil, entre outros, falam sobre Superação, tema do evento, que terá abertura e encerramento da bailarina Aline Fávaro Tomaz - Síndrome de Down.

Durante a 5ª Semana, educadores, gestores de recursos humanos e de terceiro setor, empresários, estudantes e especialistas da área de saúde poderão compartilhar experiências e discutir a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente educacional e corporativo. O evento é aberto ao público e será realizado na unidade Consolação.

Abordando o tema da convivência e da interação entre pessoas com deficiência na sociedade em sua palestra, a vereadora Mara Gabrilli falará sobre a acessibilidade na cidade de São Paulo e o processo de inclusão no âmbito do poder público. Já a assessora da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo, Adriana Ferrari, vai falar sobre seu trabalho como idealizadora da Biblioteca São Paulo, local reconhecido como referência em acessibilidade da informação.

Outro destaque da programação será a palestra ministrada pela equipe da Rádio SulAmérica Trânsito que, desde 2009, apresenta uma série de reportagens sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência no trânsito da capital. O público vai conferir como essas reportagens foram realizadas, as dificuldades dos personagens e a motivação para, cada vez, mais abordar este assunto na mídia.

Os participantes ainda poderão conferir a exposição fotográfica da modelo Samara Del Monte – deficiente cerebral – e apresentações culturais, sendo uma de dança, com a bailarina Aline Favaro, que tem Síndrome de Down, e outra de teatro, com a Associação para o Desenvolvimento Integral do Down (ADID) sob direção do ator e dramaturgo Leonardo Cortez.

Jovens participantes do Projeto Quixote, que atende crianças, jovens e família que vivem em situação de risco, com atendimento clínico, pedagógico e social, farão a cobertura fotográfica e gravação de todo o evento. O Projeto possui uma produtora social em que jovens fazem trabalhos de vídeos e fotos, e é a primeira vez que seus integrantes participarão da cobertura da Semana de Inclusão Educacional: Diálogo, Compreensão e Ação.

Para participar da 5ª Semana de Inclusão Educacional: Diálogo, Compreensão e Ação, basta levar um item de higiene pessoal que será doado à Associação de Apoio à Promoção Humana Novos Rumos, grupo que atende moradores de rua em São Paulo.

Criança deficiente em sala de aula é tema de seminário

Nos dois próximos sábados, 14 e 21 de agosto, acontece, em São Paulo, o Seminário A criança com deficiência múltipla em sala regular. O objetivo é orientar professores do ensino público municipal de São Paulo sobre as dificuldades de comunicação e interação da criança com deficiência múltipla – que apresentam duas ou mais deficiências associadas, de ordem física, sensorial, intelectual, emocional ou de comportamento social.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo* e o Grupo Brasil – que reúne instituições como Andefav – Centro de Recursos em Deficiência Múltipla, Surdocegueira e Deficiência Visual, a Ahimsa – Associação Educacional para Múltipla Deficiência, e o Setor de Visão Subnormal da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - a proposta do evento é que sejam apresentadas estratégias que possam favorecer a aprendizagem e a inclusão dessas crianças em atividades práticas diárias. Os docentes terão a oportunidade de sentir na pele – vendando os olhos ou sem falar uma palavra sequer – o que é ser uma pessoa com necessidades especiais no ambiente do escolar.

Cerca de dez escolas municipais e por volta de 170 professores deverão participar do seminário e que têm apoio financeiro e de consultoria da Instituição norte-americana Perkins – especializada na inclusão e educação de pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla nos Estados Unidos.

“A nossa experiência mostra que existe uma carência de informações sobre como incluir de fato as crianças com deficiência nas tarefas da escola. Matricular a criança não garante a inclusão e o objetivo do seminário é auxiliar os docentes a reconhecer, respeitar e considerar em seu trabalho as necessidades das crianças com múltipla deficiência e, assim, assegurar a elas uma inclusão responsável com um ensino de mais qualidade”, diz Ana Lúcia Rago, fisioterapeuta e psicopedagoga do Setor de Visão Subnormal da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e uma das palestrantes do seminário.

Segundo o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira*, dados de um levantamento realizado em 2009 revelam que, em todo o Brasil, 398 mil alunos matriculados em ensino regular público tem algum tipo de necessidade educacional especial. E, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, em São Paulo, 2632 dos alunos matriculados no ensino infantil e 8995 do ensino fundamental regular apresentam alguma deficiência.

SERVIÇO:
Seminário “A criança com deficiência múltipla em sala regular”
Data: 14 e 21/08
Horário: das 8h às 17h
Local: Auditório da escola municipal para surdos Hellen Keller
Endereço: Rua Pedra Azul, 314, Aclimação – São Paulo/SP
Informações: (11) 3396-0649

*Secretaria Municipal de Educação de São Paulo 
*Grupo Brasil
*INEP

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Projeto altera regra para certificação de aluno com deficiência

Segundo a proposta, as escolas precisarão de autorização dos pais para emitir o certificado de terminalidade do ensino fundamental

A Câmara analisa o Projeto de Decreto Legislativo 2829/10, do deputado Paulo Delgado (PT-MG), que susta norma de educação vigente para impedir que as escolas emitam o certificado de terminalidade específica do ensino fundamental sem autorização dos responsáveis por alunos com deficiência mental ou múltipla.
O item sustado é o artigo 16 da Resolução 2/01, do Conselho Nacional de Educação, que institui diretrizes nacionais para a educação especial no ensino básico.
Esse artigo faculta às escolas a emissão desse certificado. Porém, na opinião do deputado, tem sido interpretado equivocadamente.
Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - 9.394/96) garante ao aluno com necessidades especiais o direito à terminalidade específica de seus estudos, ou seja, a um certificado mesmo quando, por qualquer razão, ele interrompa seus estudos e não conclua o ensino fundamental.
O documento comprova o nível atingido nos estudos e as habilidades desenvolvidas, facilitando a inserção no mercado de trabalho ou em outra modalidade de educação, como a profissional.
No entanto, segundo Paulo Delgado, diversas mães de alunos denunciaram que seus filhos estavam sendo obrigados a deixar a escola porque tinham alcançado a idade limite de 18 anos para cursar o ensino fundamental.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votado pelo Plenário.(Agência Câmara de Notícias)

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Bailarina com síndrome de Down supera obstáculos pela dança

A jovem é a única portadora da síndrome a dançar com sapatilhas de ponta no Brasil e já foi convidada a representar o país em congressos internacionais.

Veja que lindo!

Assista AQUI

Fonte: R7

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Média salarial do trabalhador com deficiência é superior à média geral

Diferencial está na remuneração dos trabalhadores reabilitados, deficientes auditivos e físicos 

Brasília, 10/08/2010 - Em 2009, o rendimento médio das pessoas com deficiência (R$ 1.670,46) foi superior à média de rendimento geral (R$ 1.595,22). O diferencial está na remuneração média dos trabalhadores reabilitados (R$ 1.866,29), com deficiência auditiva (R$ 1.765,20) e com deficiência física (R$ 1.680,98). Os assalariados com deficiência mental recebem os menores rendimentos (R$ 713,91). Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2009.

Os trabalhadores com deficiência auditiva apresentaram a maior diferença (58,3%) entre os rendimentos recebidos, segundo o gênero (R$ 2.048,25 para os homens e R$ 1.194,03 para as mulheres). Entre as pessoas com as demais deficiências, a disparidade entre os rendimentos médios recebidos por ambos os gêneros, foi menor, variando de 74,8% para os deficientes físicos a 87,2% para os assalariados com deficiência mental.
Do total de 41.207.546 milhões de vínculos trabalhistas ativos, registrados em 31 de dezembro de 2009, as pessoas declaradas com deficiência eram 288.593 mil (0,7% do total). Sendo que destas, as com deficiência física representavam (54.68%), auditiva (22,74%); visual (4,99%); mental (4,55%); múltiplas (1,21%) e reabilitados, (11,84%).
Escolaridade - Do total de 288.593 trabalhadores com deficiência, em 31 de dezembro do ano passado, 110.117 tinham Ensino Médio completo; 40.890l a oitava série completa do Ensino Fundamental; 32.663, ensino Superior Completo. Os trabalhadores com deficiência, analfabetos, eram apenas 3.007.
Gênero - Considerando-se o gênero, os homens tiveram uma maior representatividade em todos os tipos de deficiência, em relação à inserção no mercado de trabalho formal, no ano passado (65,57%), aumento de 64,32% em relação a 2008. Aqueles com deficiência física representavam (63,91%); com deficiência auditiva (66,78%); visual (65,21%); mental (72,86%); e múltiplas (69,74%).

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Inclusão de pessoas com deficiência é tema da 5ª Semana de Inclusão Educacional do Senac São Paulo

De 16 a 20 de agosto, o Senac São Paulo promove a 5ª Semana de Inclusão Educacional: Diálogo, Compreensão e Ação. Nesta edição, palestrantes como a vereadora Mara Gabrilli, o atleta paraolímpico Antonio Augusto Ferreira Junior, o diretor Leonardo Cortez, e a socióloga Marta Gil, entre outros, falam sobre Superação, tema do evento, que terá abertura e encerramento da bailarina Aline Fávaro Tomaz - Síndrome de Down. Durante a 5ª Semana, educadores, gestores de recursos humanos e de terceiro setor, empresários, estudantes e especialistas da área de saúde poderão compartilhar experiências e discutir a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente educacional e corporativo. O evento é aberto ao público e será realizado na unidade Consolação.
O evento vai falar da deficiência de modo geral e destacar a questão da Superação, que se encaixa perfeitamente no contexto e ganha um grande destaque, já que pessoas com deficiência estão se superando cada vez mais, em vários sentidos da vida, explica Sueli Cwejgorn, coordenadora do evento.
Abordando o tema da convivência e da interação entre pessoas com deficiência na sociedade em sua palestra, a vereadora Mara Gabrilli falará sobre a acessibilidade na cidade de São Paulo e o processo de inclusão no âmbito do poder público. Já a assessora da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo, Adriana Ferrari, vai falar sobre seu trabalho como idealizadora da Biblioteca São Paulo, local reconhecido como referência em acessibilidade da informação.

Outro destaque da programação será a palestra ministrada pela equipe da Rádio SulAmérica Trânsito que, desde 2009, apresenta uma série de reportagens sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência no trânsito da capital. O público vai conferir como essas reportagens foram realizadas, as dificuldades dos personagens e a motivação para, cada vez, mais abordar este assunto na mídia.

Os participantes ainda poderão conferir a exposição fotográfica da modelo Samara Del Monte deficiente cerebral e apresentações culturais, sendo uma de dança, com a bailarina Aline Favaro, que tem Síndrome de Down, e outra de teatro, com a Associação para o Desenvolvimento Integral do Down (ADID)sob direção do ator e dramaturgo Leonardo Cortez.

Jovens participantes do Projeto Quixote, que atende crianças, jovens e família que vivem em situação de risco, com atendimento clínico, pedagógico e social, farão a cobertura fotográfica e gravação de todo o evento. O Projeto possui uma produtora social em que jovens fazem trabalhos de vídeos e fotos, e é a primeira vez que seus integrantes participarão da cobertura da Semana de Inclusão Educacional: Diálogo, Compreensão e Ação. 

Serviço
5ª Semana de Inclusão Educacional: Diálogo, Compreensão e Ação
Data: de 16 a 20/8
Horário: das 14h30 às 21 horas
Local: Senac Consolação Rua Dr. Vila Nova, 228 - 1º andar Consolação
Informações e inscrições: www.sp.senac.br ou (11) 2189-2100
Gratuito
Siga o Senac também no Twitter: http://www.twitter.com/senacsaopaulo
 
 Saiba mais AQUI 

Fonte: Canal RH

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

FESTIVAL NOSSA ARTE DAS APAES DO CEARÁ FOI UM SUCESSO!!

A Federação das APAEs do Ceará agradece a todos que participaram do Festival Nossa Arte, parabeniza, primeiramente, os artistas responsáveis pelo brilho e pela magia da festa. Em seguida, agradecemos os professores, os profissionais de artes, os presidentes das APAEs e toda a equipe técnica que trabalhou incansávelmente para a realização de mais uma edição desse espetáculo. 






QUADRINHOS SOBRE MENINO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN

A Vida com Logan, tira em quadrinhos foi criada por Flavio F. Soares como forma de retratar o cotidiano seu filho de cinco anos, Logan, portador da síndrome de Down. A tira, que começou como um retrato leve do dia a dia, evoluiu desde sua estreia, abordando também temas mais fantasiosos, como a relação do protagonista, Logan. Para conhecer A vida com Logan, clique aqui!

Investir na acessibilidade

Funcionários do Aeroporto Pinto Martins em Fortaleza recebem treinamento de acessibilidade para deficientes físicos

Noventa e cinco operadores do Aeroporto Internacional Pinto Martins concluíram, ontem, o Curso de Acessibilidade. A iniciativa, que acontece simultaneamente em outros aeroportos brasileiros, tem como meta estabelecer em 100% os padrões de mobilidade para portadores de deficiência ou com dificuldade de locomoção até a Copa do Mundo, que acontece em 2014.

Transportar deficientes visuais pela escada, cadeirantes por rampas e, sobretudo, formar uma consciência de maior democratização aos acessos do aeroporto fizeram parte do treinamento, que aconteceu desde o último dia 2,segundo informou o instrutor do curso, Reinaldo Sousa.

"Nosso trabalho visa garantir total acessibilidade nos aeroportos brasileiros até a próxima Copa do Mundo e isso não implicará apenas em recursos humanos melhor preparados, mas também em intervenções na arquitetura dos terminais e entornos", disse Sousa. Ele lembra que esse recurso já está assegurado por meio de editais.

Uma das ações previstas será a instalação de balcões de check in tanto para cadeirante com para pessoas sem deficiência. Uma altura compatível com esses dois segmentos da população já é adotado em alguns países europeus, Estados Unidos, dentre outros.

Essa não foi a primeira vez que a Empresa Brasileira de Infra estrutura Aeroportuária (Infraero) promoveu treinamento com a equipe de recursos humanos e envolvendo funcionários que atuam no Aeroporto Pinto Martins.

No entanto, salientou que a capacitação será mais frequente e voltada para todos os tipos de deficiência, que inclui ainda os auditivos, visuais e aqueles com mobilidade reduzida, a exemplo de idosos e mulheres grávidas. Isso envolve ensino de linguagem de libras, cardápios e letreiros em braille, bem como a instalação de pisos táteis.

O objetivo do curso, segundo a Infraero, foi também promover o debate sobre acessibilidade no Aeroporto Internacional Pinto Martins, além de proporcionar a melhoria no atendimento às pessoas com deficiência (física, sensorial, auditiva e visual, intelectual e múltipla) ou mobilidade reduzida (idosos, obesos, baixa estatura, enfermos, gestantes, lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo).

Fonte: Diário do Nordeste

Foi lançado filme sobre a Síndrome de Down

O lançamento de ‘City Down - A História de Um Diferente’foi no dia 31 de julho. O filme, uma produção da Associação Pelotense de Cinema Independente (Cinepel) e descreve a trajetória de um personagem que nasce em uma cidade onde todos, menos ele, são portadores da Síndrome de Down.
Os bastidores da trama foram tema de reportagem exibida no programa Tele Domingo. Confira no site da RBS TV.

Lei de Cotas e a Inclusão de Deficientes

Lei de Cotas trouxe mudanças expressivas no que diz respeito à inclusão, mas está longe de ser cumprida em sua plenitude

Em todo o Brasil, aproximadamente 350 mil pessoas com deficência estão inseridas no mercado de trabalho. O número expressivo é resultado, principalmente, da Lei 8.213/91, que obriga as empresas com 100 ou mais funcionários a terem em seus quadros um percentual mínimo de trabalhadores com deficiência ou reabilitados pela Previdência Social. A lei, que acaba de completar 18 anos, trouxe mudanças expressivas no que diz respeito à inclusão, mas está longe de ser cumprida em sua plenitude: menos de metade das empresas (44,5%) cumpre a norma. Dados do Ministério do Trablaho e Emprego mostram que 870 mil vagas deveriam ser preenchidas pelos cotistas. Essa realidade já levou o Ministério Público do Trabalho a abrir, nos últimos dois anos, 3.363 processos em apenas 10 estados e no Distrito Federal. Destes, 1003 resultaram em Termos de Ajustamento de Conduta (TAC).


De acordo com a regra, empresas com até 500 funcionários devem ter uma cota de 3% para deficientes. Acima de mil a cota sobre para 5%. No caso de descumprimento, a multa pode variar de R$ 1.195,13 a R$ 119.512,33. No período compreendido entre 2003 e 2008, a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do MPT, aplicou 2.440 autuações.

Descaso
Presidente da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), Eduardo Barbosa afirma que a lei de cotas foi um fato extremamente positivo para a inserção dos deficientes físicos no mercado de trabalho, principalmente porque força as escolas a se remodelarem para preparar os alunos deficientes para o mercado de trabalho. Barbosa, no entanto, acusa os empresários de fazerem um forte lobby para mudar a lei de cotas, com o argumento de que falta a qualificação necessária.

Outro problema grave que o presidente aponta é a generalidade da lei, que não faz um recorte nas deficiências, o que permite aos patrões cumprirem a cota da forma como acharem mais conveniente, dificultando assim a inserção de alguns deficientes, principalmente os intelectuais.

É um absurdo afirma o presidente. Enquanto a gente não reverter essa situação, não podemos pensar em nada no sentido de alterar a lei. Deveríamos é aperfeiçoá-la. Na Espanha, por exemplo, já existe dentro das cotas uma cota mínima para os deficientes intelectuais.

Segundo o MTE, os deficientes mentais representam apenas 2,41% dos 350 mil deficientes inseridos no mercado de trabalho. Enquanto os deficientes físicos correspondem a 50,28% (28,16% são auditivos, 2,95% são visuais e 1,67% apresentam deficiência múltipla).

Barbosa afirma ainda que as empresas, de maneira geral, não estão adaptadas para receber os funcionários deficientes. As críticas não param por aí. O presidente acusa o Sistema S, conjunto de organizações criadas pelas empresas para qualificar funcionários, de não oferecer vagas suficientes para os deficientes.

A presença de um deficiente físico na equipe gera uma clima de cooperação e solidariedade que compensa, muitas vezes, a dificuldade que ele tem para se adequar ao trabalho lamenta o presidente.

Em órgãos públicos, a falta de vagas para deficientes muitas vezes vira caso de Justiça. A Fundação Municipal de Educação de Niterói e a Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional à Universidade Federal Fluminense pagarão R$ 20 mil de indenização a dois homens que foram impedidos de participar de um concurso público por terem deficiência física. A decisão, da semana passada, é do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Fonte: Blog Deficiente Ciente

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Instituto Votorantim abre inscrições para 4º edital de seleção de projetos culturais - CE

Serão investidos R$ 3 milhões em iniciativas que estimulem e promovam maior acesso do jovem à cultura. A novidade em 2010 é a criação da categoria “acessibilidade”, que privilegiará projetos voltados às pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. OEdital tem abrangência nacional e selecionará produções de todas as áreas culturais


O Instituto Votorantim abriu nesta terça (3/08) as inscrições para o 4º edital de seleção pública de projetos de democratização cultural, que selecionará produções de todas as áreas artísticas – visuais, cênicas, cinema e vídeo, literatura, música e patrimônio – que estejam comprometidas em estimular e ampliar o acesso de jovens entre 15 e 29 anos à cultura. O investimento, neste edital, que tem abrangência nacional, é de R$ 3 milhões, limitado a R$ 500 mil por projeto. A principal novidade em 2010 é a criação da categoria “acessibilidade”. Do investimento total, será destinado até R$ 1 milhão para projetos que privilegiem o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à produções artísticas.


O edital de seleção pública é uma das principais ações desenvolvidas pelo Instituto Votorantim, tendo apoiado, até hoje, mais de 100 produções artísticas em todo o País, beneficiando, mais de 1,7 milhão de brasileiros. “Concentramos nossos esforços em apoiar iniciativas que proporcionem o acesso, principalmente do público jovem, a manifestações e produções artísticas qualificadas”, diz Rafael Gioielli, gerente de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Votorantim. Ele destaca que, para incentivar a elaboração de projetos focados no acesso à cultura, foi desenvolvido o Manual de Apoio à Elaboração de Projetos de Democratização Cultural, que está disponível no site www.institutovotorantim.org.br
Inscrição e seleção de projetos

Podem participar da seleção pública artistas, grupos, produtores e instituições de todas as regiões do País, que tenham projetos culturais que estimulem o interesse e ampliem o acesso dos jovens às diversas manifestações artísticas. Os projetos devem ser de até R$ 500 mil, com atividades previstas para serem realizadas entre janeiro e dezembro de 2011. A inscrição de projetos deve ser feita pelo Blog Acesso – www.blogacesso.com.br/selecaodeprojetos


A inscrição é gratuita e estará aberta entre os dias 3 de agosto a 17 de setembro. Os projetos inscritos serão analisados por uma comissão técnica, formada por especialistas na área cultural, que avaliarão o impacto cultural e o benefício ao público jovem. A decisão final fica a cargo do Conselho do Instituto Votorantim, que examinará os projetos pré-selecionados pelos especialistas.



O resultado do processo de seleção será anunciado até 11 de novembro deste ano, pelo blog Acesso (www.blogacesso.com.br) e pelo site do Instituto Votorantim (www.institutovotorantim.org.br).



Serviço

4º Edital Votorantim de seleção pública de projetos de democratização cultural Período de inscrição: 3 de agosto a 17 de setembro de 2010



Inscrições pelo site: www.blogacesso.com.br/selecaodeprojetos>

Sobre o Instituto Votorantim e a Rota da Cultura

O Instituto Votorantim foi criado em 2002 com o objetivo de qualificar o investimento social do Grupo Votorantim. A decisão de criá-lo veio fortalecer sinergias entre as empresas, identificar e aproveitar oportunidades de gerar valor para a sociedade, promovendo esforços em torno de uma causa comum: a juventude. Atualmente, atua no campo da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), estimulando internamente princípios e boas práticas de sustentabilidade.

Os programas voltados para a juventude são definidos como “rotas”. Criando rotas para o futuro, o Instituto sugere caminhos, oferecendo aos jovens oportunidades nos campos de Educação, Trabalho, Cultura e Esporte, bem como no fortalecimento de direitos, por meio do VIA e no incentivo aos jovens talentos que se destacam em seus diversos projetos, por meio do Programa Geração Atitude.

Na área cultural, o Grupo Votorantim escolheu, em 2006, a causa da democratização cultural para direcionar sua atuação. Além de realizar seleções públicas para escolha de novos projetos, a empresa mantém um núcleo dedicado à produção e difusão do conhecimento sobre democratização cultural.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA
21 a 28 de Agosto de 2010
As pessas com deficiência intelectual que atuam como autodefensores nas Apaes em todo o Brasil são estimuladas a organizar e a gerenciar seus próprios grupos para que possam tomar decisões e espressar suas opiniões sobre assuntos da vida afetiva, relações familiares, saúde, inclusão escolar e trabalho. Escute o que elas têm a dizer e as ajude a conquistar sua independência e a decidir sobre seus próprios destinos.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla


AUTOGESTÃO E AUTO DEFENSORIA: CONQUISTANDO CAMINHOS PARA SER E CONVIVER

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Lima Duarte contracena com 20 jovens com síndrome de Down


Lima Duarte (Seu Arlindo) filmou cenas de "Colegas" na Escola de Cadetes em Campinas, locação onde algumas cenas do Instituto estão sendo rodadas.
Lima Duarte e o diretor Marcelo Galvão
Afetuosos: o ator recebe o carinho do elenco.

1º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social

16 a 19 de Agosto em Campina Grande - PB. Vagas limitadas. Inscrições gratuitas.

O 1º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência da Paraíba é uma realização do Instituto Muito Especial com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia. O evento visa reforçar a importância do tema e apresentar as inovações na área de Tecnologia Assistiva, além de debater sobre as novas possibilidades que facilitam e contribuem para a inclusão social da pessoa com deficiência.

O Congresso será realizado em Campina Grande, entre os dias 16 e 19 de agosto de 2010.

O credenciamento ocorrerá no dia 16, às 17h30m, mas apenas as 500 primeiras pessoas a se credenciarem garantem o kit do Congresso (mochila, cartilhas, bloco, pasta e caneta).

Na abertura do congresso haverá show do artista Jessier Quirino!

Para mais informações clique AQUI

Vagas de trabalho para pessoas com deficiência

Há oportunidades para funcões como atendente de farmácia e auxiliar de crédito e de escritório

SINE/IDT
(85) 3101-2774

- Atendente de farmácia: 2
- Auxiliar de crédito: 1
- Auxiliar de escritório: 2
- Auxiliar financeiro: 1
- Cobrador de transporte coletivo: 3

Fonte: Jangadeiro On Line

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Filme O Oitavo dia - Imperdível

Um filme tocante, e revigorante.
Um menino com Síndrome de Down, que vive em uma casa para pessoas especiais como ele, sai em busca de sua mãe, e pelo caminho se encontra com um homem, bem financeiramente, mais triste com a vida, por causa de sua separação, e seu relacionamento ruim com as filhas. Essa viagem em busca de felicidade, uma grande amizade se faz, e ai a felicidade chega.
Que filme belíssimo, mostrando que pessoas com Síndrome de Down, são seres normais, apenas especiais, apenas mais sensíveis, e amigos que os ditos normais.
Um roteiro belíssimo, não mudaria nada, acerta em tudo, conseguindo nos mostrar, que não nos devemos nos vender ao trabalho, e sim nos vender a felicidade, a o amor, a família. Mostra como não prestamos atenção nas belezas deste mundo, nas belezas da vida, como um amor pelo o amigo pode ser tão forte e verdadeiro.
Uma direção muito boa, tocante e inteligente, com sacadas muito inteligentes, com um toque especial de humor.
Atuações marcantes, e emocionantes. Traduz a beleza e a simplicidade, e que mostra a vida, e o amor, o amor de um filho pela sua mãe, de um amigo pelo outro, de um pai pelo seu filho, e o amor pela vida, pela felicidade.
Um filme Francês que merece ser visto, um dos filmes mais tocantes e belos dos últimos tempos, filme de 1996, que merece ser visto, e adorado por todos.
Um filme agradável, emocionante e belo.
NOTA: 10