segunda-feira, 2 de agosto de 2010

FESTIVAL NOSSA ARTE DAS APAES DO CEARÁ FOI UM SUCESSO!!

A Fundação Edson Queiroz foi a patrocinadora do evento que mostrou espetáculos de música, dança e artes

Envolvidos com modalidades artísticas, como pintura, fotografia, escultura, artesanato, dança, música e teatro, alunos das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Ceará participaram, ontem, do VII Festival Estadual Nossa Arte, no Theatro José de Alencar. Esta edição do festival foi exclusivamente patrocinada pela Fundação Edson Queiroz. O espetáculo é resultado de um projeto que objetiva a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla no meio artístico e cultural.

Esta é a segunda fase da mostra competitiva em que se apresentaram grupos em sete modalidades (artes cênicas, visuais, literária, dança, artesanato, musicais e dança folclórica) já selecionados na etapa regional, realizada nas cidades de Bela Cruz, Orós, Crato, Iguatu, Sobral Juazeiro do Norte, Guaiba e Fortaleza, onde existem Apaes no Estado. Das oito sedes da Associação, foram selecionados 150 alunos. A próxima fase será a nacional que acontecerá em novembro, na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

O festival, que acontece de três em três anos, tem a proposta de mostrar para a sociedade a capacidade que as pessoas com deficiência têm para desenvolver atividades, quebrando a barreira do preconceito. E, a cada edição, novos talentos incríveis são descobertos, como destaca a presidente da Federação das Apaes do Ceará, Paula Dias Sampaio. "Sempre nos surpreendemos com o que eles apresentam. Hoje temos vários campeões nacionais. Isso contribui para elevar a autoestima, ajuda-os a se relacionar com outras pessoas e a sair da condição de não capaz para a de capaz", revela. Para ela, esse trabalho serve para integrar e reintegrar o aluno com deficiência na sociedade. "É uma ferramenta para a inclusão", completa.

Assista aqui a reportagem completa: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário