segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Criança deficiente em sala de aula é tema de seminário

Nos dois próximos sábados, 14 e 21 de agosto, acontece, em São Paulo, o Seminário A criança com deficiência múltipla em sala regular. O objetivo é orientar professores do ensino público municipal de São Paulo sobre as dificuldades de comunicação e interação da criança com deficiência múltipla – que apresentam duas ou mais deficiências associadas, de ordem física, sensorial, intelectual, emocional ou de comportamento social.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo* e o Grupo Brasil – que reúne instituições como Andefav – Centro de Recursos em Deficiência Múltipla, Surdocegueira e Deficiência Visual, a Ahimsa – Associação Educacional para Múltipla Deficiência, e o Setor de Visão Subnormal da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - a proposta do evento é que sejam apresentadas estratégias que possam favorecer a aprendizagem e a inclusão dessas crianças em atividades práticas diárias. Os docentes terão a oportunidade de sentir na pele – vendando os olhos ou sem falar uma palavra sequer – o que é ser uma pessoa com necessidades especiais no ambiente do escolar.

Cerca de dez escolas municipais e por volta de 170 professores deverão participar do seminário e que têm apoio financeiro e de consultoria da Instituição norte-americana Perkins – especializada na inclusão e educação de pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla nos Estados Unidos.

“A nossa experiência mostra que existe uma carência de informações sobre como incluir de fato as crianças com deficiência nas tarefas da escola. Matricular a criança não garante a inclusão e o objetivo do seminário é auxiliar os docentes a reconhecer, respeitar e considerar em seu trabalho as necessidades das crianças com múltipla deficiência e, assim, assegurar a elas uma inclusão responsável com um ensino de mais qualidade”, diz Ana Lúcia Rago, fisioterapeuta e psicopedagoga do Setor de Visão Subnormal da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e uma das palestrantes do seminário.

Segundo o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira*, dados de um levantamento realizado em 2009 revelam que, em todo o Brasil, 398 mil alunos matriculados em ensino regular público tem algum tipo de necessidade educacional especial. E, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, em São Paulo, 2632 dos alunos matriculados no ensino infantil e 8995 do ensino fundamental regular apresentam alguma deficiência.

SERVIÇO:
Seminário “A criança com deficiência múltipla em sala regular”
Data: 14 e 21/08
Horário: das 8h às 17h
Local: Auditório da escola municipal para surdos Hellen Keller
Endereço: Rua Pedra Azul, 314, Aclimação – São Paulo/SP
Informações: (11) 3396-0649

*Secretaria Municipal de Educação de São Paulo 
*Grupo Brasil
*INEP

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