terça-feira, 16 de novembro de 2010

Seminário apresenta propostas para Mobilidade e Acessibilidade

Uma sociedade mais preocupada com as questões de mobilidade e acessibilidade. Será este o pedido da "Carta de Fortaleza", resultado das discussões de 280 pessoas, que participaram do "Seminário Mobilidade e Acessibilidade", realizado nos dias 12 e 13 de novembro, em Fortaleza.

 seminário acessibilidade  O "Seminário Mobilidade e Acessibilidade", foi realizado nos dias 12 e 13 de novembro, em Fortaleza.

O documento tem data prevista de entrega, para administração pública e legislativo municipal e estadual, de 30 dias. Dentre os principais pontos discutidos no evento: educação no trânsito, recuperação e adequação de calçadas aos deficientes físicos, construção de abrigos nas paradas de ônibus da periferia, instalação de ciclovias e uma secretaria municipal específica para tratar das questões relativas ao tema.

"As pessoas que partiparam deste seminário possuem compromisso social com a causa, pois se dispuseram a comparecer, justamente, no período que inicia o feriadão de 15 de novembro", avaliou positivamente a organizadora do evento, Rijarda Aristoteles.

Para Gorete Fernandes, presidente da FBFF, ainda é importante que o poder público se comprometa com a qualificação do serviço oferecido pelos funcionários das empresas de transporte, desde o respeito aos idosos e deficientes até a adequação de forma mais ágil às demandas populares. "Nós queremos o metrô, sim, mas estamos também interessados em discutir com o governo que modelo de transporte ele quer implantar", argumentou.

"A cidade é de todos, mas não podemos deixar com que sejam construídas barreiras que vão prejudicar o direito de ir e vir", acrescenta o arquiteto e urbanista Fernando Zornita. Para ele, é preciso uma inversão do paradigma cultural, fazendo coergir o interesse dos feirantes com aquele do cidadão comum. "As leis não existem apenas para serem postas no papel, mas para a sociedade se conscientizar e cobrar da administração pública que sejam cumpridas", finalizou.

Saiba mais

O seminário Mobilidade e Acessibilidade é uma realização da Federação de Entidades de Bairros e Favelas (FBFF), juntamente com o Instituto das Cidades e Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento, patrocinado pelo Banco do Nordeste, com a coordenação técnica do sociólogo Luiz Carlos Antero, também foi marcado pela comemoração dos 28 anos da Federação.

Fonte: Assessoria de imprensa do seminário

Nenhum comentário:

Postar um comentário