Maria Elisa Ferreira, em seu artigo O enigma da inclusão: das intenções às práticas pedagógicas, descreve a pesquisa que realizou em um Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC). Sua ousada proposta era a de responder a uma série de perguntas difíceis, mas imprescindíveis para que todos possamos ir mais a fundo no debate sobre a inclusão escolar: A inclusão, em nosso meio, tem se tornado realidade? Como os profissionais entendem e avaliam o processo de aprendizagem dos alunos nessa escola que insere crianças com deficiência no ensino regular? Quais são as alternativas técnico-pedagógicas, psicopedagógicas e sociais criadas no Sistema Regular de Ensino que contribuem para o processo de aprendizagem de todas as crianças? Como direção, orientação, supervisão e profissionais técnico-administrativos têm se relacionado com os alunos nesse ambiente escolar não restritivo? Que fatores levam ao sucesso ou ao insucesso dos alunos em sala de aula?
Com base em todas essas questões que necessitam de resposta, no artigo, a autora relata seu processo de pesquisa: em vez de se distanciar de seu objeto de pesquisa para melhor conhecê-lo, procurou mergulhar fundo na realidade estudada para compreender toda a trama de relações que compunha o cotidiano daquela instituição. Embrenhou-se, então, na escola, convivendo com alunos, professores, pais, diretores e funcionários em busca da compreensão prática e teórica do que era feito cotidianamente para que fosse atingido o ideal de educar todos os alunos que ingressassem no ambiente escolar.
Ao expor os resultados, a autora apresenta suas reflexões sobre cada uma das perguntas que guiaram o desenvolvimento do seu trabalho, mesclando considerações teóricas com relatos dos participantes de sua pesquisa. Ao final, além de contar um pouco sobre sua vivência como investigadora, aponta uma série de reflexões sobre o processo de inclusão empreendido na instituição estudada e sobre o quanto o tema inclusão é complexo (por isso o “enigma” do título). Trata-se, pois, de uma leitura interessante sobre um dos muitos olhares que se pode ter sobre a inclusão.
Fonte: blog.educacional
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