Entre os dias 24 e 27 de novembro, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Núcleo de Mediação Sociocultural do Memorial da Cultura Cearense (MCC) e do Núcleo de Formação em Arte e Cultura, realiza o Seminário Os sentidos da arte: pesquisas e práticas inclusivas em museus e educação, que coloca em discussão as potencialidades do museu enquanto instrumento ativo de inclusão e estratégico para o desenvolvimento social.
Como atividade integrante das ações do Projeto Acesso do MCC, o Seminário surge dentro do processo de pesquisa iniciado em 2009 para identificar ações e contextos capazes de promover o acesso aos museus, notadamente das pessoas com deficiência, grupo meta do projeto.
Com o objetivo principal de promover a formação, o diálogo e a troca simbólica sobre arte, acessibilidade e as distintas vias de comunicação, apreciação e integração que o museu pode oferecer na relação com o público meta, o evento traz debates e atividades que apontam para a discussão sobre conceitos e práticas no campo da educação e da arte inclusiva em sua interface com as práticas museológicas; sobre a inserção deste segmento no processo de produção, circulação e consumo da arte, possibilitando ao mesmo tempo um levantamento da produção artística local das pessoas com deficiência.
Com a participação de artistas e pesquisadores representantes de universidades brasileiras, a programação do Seminário conta com palestras, mesas e oficinas que discutem e apresentam as pesquisas em arte e práticas educativas inclusivas. Como destaque, o evento conta com a participação de pessoas com deficiência que atuam na área de música, artes visuais e dança. (Confira os convidados, locais e horários da programação abaixo)
Os interessados em participar do Seminário Os sentidos da arte: pesquisas e práticas inclusivas em museus e educação podem se inscrever pelo (85) 34888621 e 8611. Acesso livre.
Projeto Acesso
Criado em 2006, é uma ação do Núcleo de Mediação Sociocultural do Memorial da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar, que busca atender o desejo de reconhecimento político e social das pessoas com deficiência, e, ao mesmo tempo, demonstrar o potencial do museu como instrumento para o desenvolvimento social.
Por meio de práticas inclusivas, o Projeto Acesso tem possibilitado a participação e o diálogo entre os profissionais do MCC e a comunidade das pessoas com deficiência nas atividades de educação e comunicação museológica, resultando em um trabalho conjunto para a construção do museu humano, criativo e dialogal.
Com coordenação de Márcia Moreno, ao longo do projeto importantes parcerias foram consolidadas - com instituições públicas e sociedade civil representativas do movimento das pessoas com deficiência -, contribuindo para o desenvolvimento de ações sóciomuseológicas voltadas à formação e participação do público meta.
Fonte: dragaodomar.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário