Atletas com deficiência intelectual participam de classificatório para mundial
Os atletas pernambucanos embaçaram nesta segunda-feira para São Paulo, onde disputam jogos classificatórios para um torneio que acontece na Grécia em 2011
Atletas pernambucanos com deficiência intelectual embarcaram nesta segunda-feira (11) com destino a São Paulo, para uma missão especial. Eles vão participar dos jogos classificatórios para um torneio mundial que acontece no próximo ano, na Grécia.
Geraldo dos Santos, 24 anos, é louco por música. Mas o futuro vai sorrindo para a versão atleta dele. A bolsa preparada com o maior carinho pela mãe é para uma viagem rápida, mas importantíssima. Geraldo tem deficiência intelectual. O problema é o aprendizado. Ele é doido por futebol, mas foi convocado para defender a equipe de natação. Ele nada desde os três anos.
“Pela primeira vez ele vai sozinho, para ganhar a independência. Para mim é a glória, pois foi muita luta para chegar até aqui”, disse a advogada Neide Rosa dos Santos, mãe de Geraldo.
Em São Paulo, Geraldo estará numa delegação pernambucana com 40 atletas e 13 dirigentes, para competições que vão se estender por todo o feriado desta terça-feira. São sete modalidades. Gente de todo o País vai participar do Special Olympics Brasil, criado especialmente para atletas com deficiência intelectual.
O grupo de Pernambuco possui atletas entre 15 e 46 anos. Os representantes, que vão disputar em três modalidades, são da Região Metropolitana e de quatro municípios do interior.
Os jogos de São Paulo são classificatórios para os jogos mundiais, ano que vem, na Grécia. Mas, para esta turma, vitórias e medalhas são uma questão secundária.
“Só em estar participando desse momento, vivenciar essa inclusão com outros técnicos e atletas, é um momento muito rico, que eles vão lembrar para sempre”, disse o coordenador Diógenes Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário