terça-feira, 20 de julho de 2010

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES EXTRAÍDAS DO 15º. CONGRESSO MUNDIAL DE INCLUSION INTERNATIONAL, A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE FAMÍLIAS COM UM FILHO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, REALIZADO EM BERLIM.

Traduzido do inglês por Maria Amelia Vampré Xavier, da Rede de Informações sobre Deficiências e Programa Futuridade da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SEADS), FENAPAEs, Brasília (Diretora para Assuntos Internacionais), Rebrates, Carpe Diem, Sorri Brasil, Inclusion InterAmericana e Inclusion International, em 11 de julho, 2010 em São Paulo


Amigos.


Como já tivemos a oportunidade de informar, em vista de honroso e amigável convite da senhora Diane Richler, Presidente de Inclusion International até o 15º. Congresso Mundial. Tivemos a felicidade de participar desse importante Congresso, em Berlim, Alemanha, que reuniu pais, autodefensores, representantes de governo dos cinco continentes, mais de duas mil pessoas..

Para nossa inteira surpresa, além do carinho e amizade com que fomos recebidos por amigos de muitos países, uma conseqüência do alto prestígio de nossas 2070 APAEs, o que torna o movimento apaeano um dos maiores e mais conceituados do mundo por sua vigorosa atuação em mais de 50 anos no Brasil, fomos agraciados com um prêmio dado a apenas algumas pessoas do movimento, ou seja, passamos a merecer o título de Membro Honorário Vitalício de Inclusion International “ por trabalho extraordinário promovendo os direitos de pessoas com deficiência intelectual e suas famílias” nos últimos cinqüenta anos.

Nem precisamos dizer nossa alegria ao receber em um jantar solene de encerramento do Congresso uma homenagem tão significativa que nos confortou o coração, tantas vezes apreensivo com os rumos de nossa luta mundial.

Temos em mãos algumas informações sobre o trabalho mundial não só no continente americano, mas em outras regiões do planeta e vamos compartilhá-las com os queridos amigos de todo o Brasil.   Começamos falando dos objetivos mais amplos de Inclusion International, a organização em que representamos o Brasil desde 1966, e que nos falam tão de perto ao coração. Vamos a eles:

VISÃO

Um mundo em que pessoas com deficiência intelectual e suas famílias possam participar em igualdade e serem valorizadas em todos os aspectos da vida comunitária.

DECLARAÇÃO DE MISSÃO

Inclusion International lutará pela inclusão de pessoas com deficiências em suas comunidades como vizinhos e cidadãos valorizados.

PRIORIDADES ESTRATÉGICAS

Inclusion International defenderá quatro prioridades estratégicas para preencher sua visão, sua missão e seus princípios orientadores.

PRIORIDADE ESTRATÉGICA 1: PROMOVER A CONVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS (CNUDPD)


Através de seus membros Inclusion International promoverá e apoiará a implementação da Convenção NU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências em áreas de prioridade máxima, que resultarão em mudança real e duradoura em sociedades para pessoas com deficiência intelectual e suas famílias.

Meta 1: Apoio aos Membros: apoiar os membros para que contribuam nas iniciativas nacionais de seus países, na implementação da CDPD(Convenção de Direitos das Pessoas com Deficiência).

Meta 2: Compartilhamento de Conhecimento – promover a troca de experiências, recursos e práticas entre os membros, associados e redes de trabalho de Inclusion International.

Meta 3 :. Pesquisa e monitoração – estabelecer uma pesquisa internacional e capacidade de monitoração em cada uma das áreas prioritárias da CDPD.

Meta 4: Construindo Parcerias - desenvolver uma rede de trabalho florescente e diversificada de famílias, pesquisadores, organizações da sociedade civil, governos e instituições internacionais sobre deficiência e inclusão.

Meta 5: Desenvolvimento de Políticas e Engajamento – trabalhar com governos, agências internacionais e sociedade civil para desenvolver e promover política inclusiva que assegure a implementação da CDPD(Convenção de Direitos das Pessoas com Deficiências).


  
Maria Amelia Vampré Xavier
São Paulo, 11 de julho, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário