terça-feira, 20 de julho de 2010

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES EXTRAÍDAS DO 15º. CONGRESSO MUNDIAL DE INCLUSION INTERNATIONAL, A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE FAMÍLIAS COM UM FILHO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. CONTINUAÇÃO

PLANO ESTRATÉGICO 2010-2015 DE
INCLUSION INTERNATIONAL

CONTINUAÇÃO DE:

PRINCÍPIOS ORIENTADORES
ÁREAS ESSENCIAIS DE PRIORIDADES (key priorities)

Levantados durante o 15º. Congresso Mundial de Inclusion International, realizado no Hotel Estrel-Centro de Convenções de Berlim, Alemanha,
De 16 a 19 de junho, 2010


Traduzido do inglês e digitado em São Paulo por Maria Amelia Vampré Xavier, da Rede de Informações sobre Deficiências da SEADs – Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, FENAPAEs, Brasília (Diretora para Assuntos Internacionais), Rebrates, SP, Carpe Diem, SP,  Sorri Brasil, SP,  Membro Honorário Vitalício de Inclusion International/Inclusion InterAmericana, em 18 de julho de 2010


Ao regressar do Congresso Mundial de Berlim, que foi um acontecimento notável em termos de políticas  e metas para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência intelectual, pois juntou no Centro de Convenções de Berlim mais de dois mil participantes vindos de todos os  quadrantes do mundo para debater questões da maior relevância para o progresso da causa mundial que abraçamos há tantos anos., estamos compartilhando o que aprendemos lá.

Como prometemos, continuamos a definir princípios orientadores e  áreas-chave prioritárias de nosso trabalho, mesmo que repetindo algumas para que fiquem bem gravadas em nossos arquivos.  É fundamental que não deixemos que os vínculos em termos globais que formamos com tanto esforço e dedicação todos esses anos não se esgarcem, não se desgastem com a passagem do tempo. Há muita luta pela frente e a ela não podemos fugir enquanto brasileiros e famílias interessadas no bem estar de nossos filhos com algumas limitações.

Vamos pensar e repensar no que aprendemos em Berlim, fazendo dessas observações material de estudo e realização em nosso dia a dia.
Vamos ao trabalho:

Princípios orientadores:

Juntamente com suas organizações filiadas (inclusive a FENAPAEs) Inclusion International atua como agente de mudança tendo como base quatro princípios essenciais que afetam a vida de pessoas com deficiência intelectual e suas famílias.

1.      Inclusão em todos os aspectos da sociedade do dia a dia.

   2;  Cidadania plena que respeita responsabilidades individuais de direitos humanos
 
3  Auto determinação a fim de ter controle sobre as decisões que afetam a  vida das pessoas

4.        Apoio familiar através de serviços adequados e de redes de apoio a famílias que tenham um membro com deficiência.

NOVAS ÁREAS PRIORITÁRIAS

Áreas =-chave prioritárias de Inclusion International para a Convenção de Direitos das Pessoas com Deficiências são:

1.       Artigo 12 – Reconhecimento Igual Perante a Lei -  Pessoas com deficiência intelectual possuem capacidade legal e têm direito a obter apoio a fim de exercitar sua capacidade

   2.   Artigo 19:  Viver com Independência e Estar Incluído na Comunidade -       Pessoas com deficiência intelectual têm o direito de escolher morar na comunidade com os apoios que forem necessários

 3     Artigo 24 – Educação:  Alunos com deficiência intelectual têm  o direito de ser incluídos na escola regular com os apoios necessários

4.                Artigo 32:  Cooperação Internacional – Os Governos estão comprometidos em assegurar que cooperação internacional, ajuda  e assistência humanitária,  sejam inclusivas.

CONTINUANDO A MELHORAR:

PRIORIDADE ESTRATÉGICA 2: VOZ AUTORIZADA @ REPRESENTATIVA

Construir e apoiar uma rede forte de membros (filiados) que representem os interesses de pessoas com deficiência intelectual e suas famílias ao redor do mundo e, agindo dessa forma, seremos amplamente reconhecidos como uma voz autorizada e representativa em todas as questões que afetem pessoas com deficiência intelectual.

PRIORIDADE ESTRATÉGICA 3:  CAPACIDADE

Garantir renda estável e sustentável que possa ser aplicada em fortalecer a capacidade interna e capacidade de destaca a habilidade de Inclusion International responder a suas prioridades estratégicas e às expectativas de membros.

PRIORIDADE ESTRATÉGICA 4: MEMBROS (FILIADOS)

Fortalecer, desenvolver e aumentar a base dos filiados(membros) e estruturas regionais que ajudam a que haja maior envolvimento por parte dos membros em atingir as estratégias prioritárias e atividades de Inclusion International.



Extraído de documento distribuído em Berlim por Inclusion International, traduzido do inglês e digitado em São Paulo por Maria Amelia Vampré Xavier em 18 de julho, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário