sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Fale com o Secretário dá voz a pessoas com deficiência intelectual

O evento ''Fale com o Secretário'', realizado nesta quinta-feira (9/12), promoveu um encontro entre associações que se dedicam ao cuidado de crianças portadora de Síndrome de Down, com o secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

"Temos que construir nosso espaço no mundo e falar por nós mesmos", disse Ana Beatriz Paiva, 34 anos, portadora de Síndrome de Down, ao destacar a importância da atuação ativa dos deficientes intelectuais na defesa de seus direitos.
A declaração foi feita durante o evento Fale com o Secretário, realizado nesta quinta-feira (9/12), quando membros da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação para o Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional (Adere), Associação para o Desenvolvimento Integral do Down (Adid), Carpe Diem, Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar (Ciam) e Grupo Chaverim conversaram com o secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
"Eu tenho o prazer de estar aqui neste evento aprendendo mais um pouco com vocês. Espero que nessa reunião surjam opiniões que possam ser colocadas em prática pelo poder público de São Paulo", saudou o secretário. O encontro com cerca de 180 jovens e adultos com algum tipo de deficiência intelectual foi na sala Adoniran Barbosa, do Centro Cultural São Paulo, e abriu espaço para a exposição de idéias, dúvidas e reclamações.
Programas de Acesso e Inclusão
Dentre os esforços da Prefeitura para ampliar o acesso de pessoas com deficiência no mercado de trabalho está o Programa Jovens Paulistanos, que capacita também reabilitandos do INSS. Este ano, mais de 400 pessoas participaram de cursos gratuitos em sete modalidades, com aulas teóricas e práticas. Já a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) firmou parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) para a inclusão social das pessoas com algum tipo de deficiência no mercado de trabalho

Fonte: jusbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário