Seminário na Câmara marca Dia Internacional da Síndorme de Dow. Evento foi organizado pelo deputado Romário e reuniu 300 crianças.
Dep. Romário (PSB-RJ) com a filha Ivy Bittencourt
(Foto: Brizza Cavalcante / Agência Câmara)
(Foto: Brizza Cavalcante / Agência Câmara)
No Dia Internacional da Síndrome de Down, o deputado Romário (PSB-RJ) realizou um seminário na Câmara nesta segunda-feira (21) para debater políticas públicas de inclusão aos portadores da doença.
Com a presença de 300 crianças de escolas e entidades especializadas na área, o evento marca também a abertura da exposição “Síndrome de Down: é preciso ver com novos olhos”. Primeira repórter com down no mundo, a jornalista Fernanda Honorato ficou encarregada do cerimonial do evento.
Ao lado da filha Ivy Bittencourt, portadora da síndrome, Romário defendeu o fim do preconceito e a valorização das crianças com down. “Hoje é o dia 21, Dia Internacional da Síndrome de Down, e esse ato serve para mostrar que as pessoas que têm a síndrome são bem normais. Na verdade, elas são mais normais do que a gente. Elas precisam de amor, carinho e inclusão. O preconceito é uma coisa bem negativa”, afirmou Romário.
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ), pai da Beatriz, que também tem down, participou do evento e foi outro parlamentar a criticar o preconceito da sociedade para com os portadores da síndrome. “A nossa luta é contra o preconceito. Eu tenho uma filha que tem nove meses, a Beatriz. Ser pai de uma criança com down é uma coisa extraordinária”, afirmou o senador petista.
Lindbergh insistiu na questão do preconceito e defendeu a inclusão: “Qual é maior o problema de todos? É o preconceito. Hoje, tem um processo de fortalecimento da inclusão escolar muito forte. Então, a luta é contra o preconceito da sociedade, das próprias crianças, da aceitação das crianças com down na escola. Precisamos lutar pela inclusão.”
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, foi ao evento com o irmão, José Eduardo, portador da síndrome. Toffoli defendeu a aplicação de políticas de inclusão pelo Estado e afirmou que é chegado o momento de a sociedade deixar de lado o preconceito com os portadores de down.
“Eventos como esse são importantes para mostrar a necessidade das famílias, das comunidades e da sociedade em reconhecer a dignidade dessas pessoas. Como reza a Constituição, o Estado tem o dever de promover a inclusão dessas pessoas. E é importante que cada vez mais as pessoas parem de ter preconceito em relação a síndrome de down”, avaliou Toffoli.
Fonte: G1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário