Humberto Lippo esteve em Madri, na Espanha, da 30ª Reunião da Rede Intergovernamental Ibero-Americana de Cooperação Técnica (Riicotec) . O encontro teve por objetivo promover avanços na implementação de políticas públicas, programas e serviços, considerando os direitos das pessoas idosas e com deficiência, com vistas à melhoria de sua qualidade de vida, por meio de intercâmbio de experiências e boas práticas entre os países.
Dentre as propostas apresentadas por Lippo, estão a criação de um Banco de Projetos mantidos para auxiliar a troca de experiências na área da pessoa com deficiência.
“Queremos buscar também subsídios para a criação de um grupo temático sobre a implementação da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dar atenção a este tema para que o que está proposto na Convenção seja concretizado,” enfatiza Lippo.
A Riicotec é um instrumento de cooperação técnica internacional criado em 1991, em Madri, pelo atual Instituto de Migrações e Serviços Sociais (Imserso), organismo dependente do Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais da Espanha, responsável pelo desenvolvimento de ações no âmbito ibero-americano. A Rede foi instituída em 1992, sendo que o Brasil é o único membro permanente do Conselho. Os objetivos da Rede são representados na Cartagena das Índias (1992) a política de atenção integral às pessoas com deficiência e idosos.
A Rede é composta por 21 países : Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário