quarta-feira, 2 de março de 2011

RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE DEFICIÊNCIA

WORLD REPORT ON DISABILITY

No próximo dia 9 de junho de 2011, na sede da Organização Mundial da Saúde - OMS, em Genebra, Suíça, ocorrerá o lançamento internacional do WORLD REPORT ON DISABILITY, com a presença de autoridades internacionais e estatais, celebridades com deficiências e representantes de organizações científicas, organizações não-governamentais e organizações profissionais que lidam com pessoas com deficiências. O RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE DEFICIÊNCIA é um documento que resume as mais importantes evidências científicas sobre o tema, com recomendações para ações de apoio à Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiências (2006). Após o lançamento, haverá uma sessão técnica para explicar como podem ser implementadas as recomendações feitas.

A OMS informa que pessoas com deficiências são as que mais sofrem desvantagem social e econômica e têm seus diretos negados em muitos países. Cerca de 80% das pessoas com deficiências vivem em países de baixa renda. Apesar deste problema ser vultuoso, há pouca informação científica disponível. O RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE DEFICIÊNCIAS aborda a necessidade de se ter dados confiáveis e se desenvolver pesquisas de melhor qualidade. O documento é uma atualização sobre o que aconteceu nos últimos trinta anos e explora as evidências atuais incluindo as diferentes situações de discriminação e barreiras, oferecendo uma análise de diversas experiências que contribuíram para melhorar a vida de pessoas com incapacidades quanto à saúde, reabilitação, serviços de apoio, infra-estrutura, transporte, educação e emprego.

Quatro pequenos filmes sobre pessoas com deficiências vivendo na Tanzânia, Líbano, Reino Unido e Bolívia foram produzidos para sensibilizar a população mundial sobre os desafios de ser deficiente. Os filmes estão disponíveis no portal da OMS, no canal WHO do YouTube e por meio de links no Facebook.

A Fonoaudiologia internacional estará oficialmente presente por meio da diretoria da International Association of Logopedics and Phoniatrics - IALP, que contribuirá na disseminação dessas informações. Solicitamos aos
fonoaudiólogos que repassem essa mensagem às suas listas e ajudem a mobilizar o interesse internacional para remover as barreiras de participação das pessoas com deficiência na sociedade.
Esperamos que as deficiências na comunicação sejam dignamente reconhecidas como possíveis impedimentos à sociabilização e ao pleno desenvolvimento humano e que o referido documento nos ajude na luta pelo acesso da população aos serviços fonoaudiológicos. Alinhada com as tendências internacionais, a
SBFa, no presente ano, propôs como lema do 19o Congresso Nacional e 8o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, "Comunicação como um direito de todos". Organize sua agenda para estar presente nesse marco histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário